Especialistas dão dicas de quais produtos podem ser passados no rosto e quais devem ser evitados
Redação Publicado em 16/02/2022, às 11h00
Para muitas pessoas, a rosácea causa mais do que apenas rubor facial e vermelhidão. Os sintomas da condição da pele também podem incluir inchaços semelhantes a acne, irritação nos olhos e pele espessada, de acordo com a National Rosacea Society. Embora não haja consenso sobre o que causa a rosácea, os tratamentos já estão melhorando e, por isso, existem algumas dicas para diminuir a vermelhidão. Confira:
Alimentos picantes, álcool, exposição ao sol, calor ou frio extremos, estresse e até mesmo seus produtos de cuidados com a pele podem desencadear uma crise de rosácea, de acordo com a National Rosacea Society. Quais são seus gatilhos? Mantenha um diário ou faça anotações mentais para determinar o que pode estar causando seus sintomas de rosácea, diz Michele Green, dermatologista certificada em Nova York.
Se você tiver um surto, também pode minimizar seus sintomas tomando um banho frio ou limpando suavemente o rosto com produtos para a pele da rosácea. “Só não esfregue, pois isso vai piorar as coisas”, adverte Green.
Hidratante é um produto essencial para a rosácea. Amy Forman Taub, dermatologista na área de Chicago e professora clínica assistente da Northwestern University Medical School, diz a seus pacientes com rosácea que usem um hidratante diariamente, pois ele criam uma barreira que bloqueia os agentes que causam irritação na pele e podem ajudar a manter os sintomas afastados. No entanto, tenha cuidado com a escolha do produto, ou ele pode piorar a vermelhidão! Opte por um hidratante sem óleo, sem perfume e hipoalergênico. Quanto menos ingredientes, melhor!
Assim como acontece com o hidratante, o tipo de sabonete que você está usando pode afetar sua rosácea.
Se você tem rosácea, precisa evitar produtos de limpeza agressivos e adstringentes, pois eles podem piorar muito a rosácea”, diz Green.
Embora a rosácea possa parecer acne, muitos tratamentos de acne são irritantes para pessoas com rosácea. Tenha cuidado com produtos que contenham retinoides ou ácido salicílico. Siga as mesmas diretrizes de cuidados com a pele que você faz para escolher um hidratante: o sabonete deve ser sem perfume e hipoalergênico. “Tenha cuidado com o uso”, acrescenta Green. Lembre-se, esfregar não tem lugar em uma rotina de cuidados com a pele com rosácea.
Peelings químicos, tratamentos de microdermoabrasão e até mesmo tratamentos faciais comuns podem ser bons para a pele, mas podem piorar sua rosácea, diz Green. “Esses tratamentos podem irritar a pele, o que pode agravar a rosácea”, alerta. Se você deseja um tratamento rejuvenescedor para deixar sua pele mais jovem ou mais suave, pode consultar seu dermatologista para encontrar outras opções de cuidados com a pele.
A maquiagem pode ser usada para ajudar a encobrir as bochechas coradas, mas também pode piorar os sintomas da rosácea, diz Taub.
Escolha maquiagem sem perfume e à base de minerais”, ela sugere. “Isso tende a ser muito menos irritante para a pele do que outros tipos de maquiagem.”
A fórmula de qualquer maquiagem para rosácea também conta. Ao escolher uma base, Green sugere optar por pó compacto em vez de fórmulas líquidas, porque o líquido pode entupir os poros e piorar os sintomas da rosácea. Se você não tiver certeza sobre como um produto pode afetar sua pele, verifique primeiro com seu dermatologista.
Via: Everyday Health
Assista também:
16 hábitos que podem afetar sua pele
Saiba qual o protetor solar certo para o seu tipo de pele
O ácido hialurônico faz bem ao cabelo?
Skincare: cuidados com a pele