Doutor Jairo
Leia » Dica

Confira 5 dicas para manter o foco durante o dia

Especialistas listam o que pode ajudar - iStock
Especialistas listam o que pode ajudar - iStock

Redação Publicado em 15/10/2021, às 11h00

Com tantas coisas que podem nos distrair hoje em dia, às vezes acaba sendo difícil manter o foco e fazer tarefas comuns. 

Mas, segundo o terapeuta Billy Roberts, da Focused Mind ADHD Counseling, em Columbus, Ohio, um ambiente cheio de distrações é apenas um dos fatores que impede o foco. O estresse geral da vida também pode ter um papel importante. “Há momentos em que as emoções estão altas e a ansiedade ou a frustração atrapalham a concentração”, diz Roberts à Health.

Então, como concentrar-se no momento e fazer o que precisa ser feito? Confira 5 estratégias para isso.

1. Crie um ambiente sem distrações

Algumas pessoas só conseguem se concentrar em silêncio total e precisam de um espaço de trabalho livre de distrações. Outros precisam de música de fundo ou de uma TV bem alta, enquanto outros só conseguem se focar quando suas mesas exibem lembranças pessoais, fotos de entes queridos ou arte que tenha um significado pessoal.

Não existe uma maneira única e correta de montar um ambiente para a realização de tarefas. O truque é descobrir o que funciona melhor para você e criar esse espaço, mesmo que precise investir um pouco de dinheiro e energia nisso.

Confira:

“Há muitas distrações a serem consideradas, mas ser realmente específico para sua vida é a chave”, diz Roberts. Ele recomenda pensar sobre as imagens, sons e temperatura em seu ambiente e, em seguida, construí-lo você mesmo.

2. Experimente a meditação

Você provavelmente já ouviu falar sobre o poder da meditação antes, mas pesquisas confirmam: dedicar apenas alguns minutos por dia para meditar pode melhorar o foco. E não demora muito para que os efeitos se materializem! Em uma revisão de 20 estudos, os pesquisadores descobriram que apenas alguns meses de meditação aumentaram a atenção dos pacientes.

“A meditação melhora nosso foco, reduzindo nosso estresse e nos permitindo recuperar mais rapidamente das distrações”, disse à Health Dorlee Michaeli, LCSW, psicoterapeuta certificada pelo EMDR, na cidade de Nova York. “Isso nos faz reagir menos a pequenos aborrecimentos e gatilhos emocionais”, diz ela.

Durante a meditação, você aprende a voltar a atenção para a respiração quando sua mente divaga, destaca Michaeli. Desenvolver essa habilidade “facilita a capacidade de o nosso cérebro retornar mais rapidamente à tarefa em questão quando interrompido por uma mensagem de texto ou telefone”, diz ela.

3. Pratique atividade física

Embora a concentração seja uma tarefa mental, a atividade física também desempenha um papel. Os exercícios podem ajudar a melhorar a capacidade de concentração e aumentar a memória, de acordo com uma revisão de 2020 publicada na Translational Sports Medicine, que examinou a conexão entre atividade física e função cognitiva em adultos jovens.

“Construir intervalos de movimento limitados no tempo ajuda a manter o cérebro estimulado e pode aumentar a produtividade em projetos de longo prazo”, disse Scott Allen, PsyD, psicólogo clínico licenciado da Just Mind, LLC, à Health. Participar de atividades físicas regulares, como uma corrida noturna ou uma sessão de ginástica, também pode aliviar o estresse e clarear a cabeça para tornar a concentração menos difícil.

Embora o exercício contínuo seja útil, pequenas pausas na atividade física também podem funcionar. Da próxima vez que estiver se sentindo distraído, tente o seguinte: afaste-se do que quer que esteja fazendo e dê uma caminhada rápida, faça uma rodada de polichinelos ou conclua uma tarefa que envolva ser ativo.

4. Divida grandes projetos em tarefas pequenas

“Ver um grande projeto à frente pode criar um ciclo de alta ansiedade e procrastinação”, diz Allen. Dividir um grande projeto ou tarefa em várias pequenas etapas pode ajudar a manter a concentração, sugere ele.

Por exemplo, em vez de adicionar um grande projeto de trabalho à sua lista de tarefas, divida-o em várias pequenas etapas: ligar para o cliente, marcar uma reunião, pesquisar preços, etc. Essas tarefas menores parecem menos intimidantes, e é mais fácil manter o foco por um curto período de tempo.

5. Tire momentos para relaxar

Mesmo as pessoas que são boas em focar a atenção em uma tarefa podem experimentar distrações, pois nossos cérebros estão sempre em alerta. A solução: faça uma pequena pausa ocasional. Depois, você retomará sua tarefa com foco, em vez de ter sua atenção desviada, de acordo com um estudo publicado na revista Cognition.

Experimente sprints com tempo limitado, sugere Michaeli. A técnica Pomodoro – em que você se concentra em uma tarefa por 25 minutos e depois pausa por 5 minutos – é uma estratégia popular, diz ela. Ou tente sprints de 90 minutos dedicados a uma tarefa, seguidos por um intervalo de 15 a 20 minutos, ela sugere.

Assista também: