Redação Publicado em 15/09/2022, às 18h00
Quando o assunto é pênis, surgem inúmeras dúvidas: até que idade o pênis cresce? Por que alguns homens brocham? O que é um micropênis? Essas e outras, com certeza, já passaram pela cabeça de muita gente.
Por isso, separamos aqui alguns fatos desmistificando o assunto e trazendo mais informações sobre o órgão. Confira:
“O micropênis no adulto é classificado como o pênis que, em estado ereto, tem oito centímetros ou menos”, responde Jorge Hallak, professor livre-docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Ele acrescenta que, muitas vezes, essa condição vem acompanhada de outros distúrbios, como hipogonadismo (deficiência da capacidade testicular de produzir hormônios), infertilidade masculina, testículos que não “descem” para o escroto, entre outros.
Esse conjunto de sintomas configura uma síndrome chamada de "disgenesia gonadal" que, como adverte o médico, tem um componente genético, mas está se tornando um problema cada vez mais comum no planeta. Os culpados? Poluentes que agem como desreguladores endócrinos, ou seja, interferem na produção hormonal tanto de seres humanos quanto de outros animais e até das plantas.
O desenvolvimento puberal normal acontece entre os 9 e os 14 anos de idade; abaixo disso, a puberdade é considerada precoce, e é preciso investigar e tratar. Se não ocorrer aos 14 anos, também é preciso investigar e puberdade tardia. As etapas do desenvolvimento puberal, vale dizer, seguem uma cronologia – os pelos pubianos começam a aparecer, há uma mudança característica nos testículos, o engrossamento da voz etc. Para avaliar se está tudo dentro dos conformes, e se o crescimento peniano está adequado à idade do garoto, só mesmo consultando um especialista. E um aviso a quem tem mais filhos: irmãos podem ter o início da puberdade em idades diferentes, e podem ter pênis com tamanhos diferentes também.
Somente durante o desenvolvimento puberal. Na vida adulta essa relação não existe: um homem de 1,90 m não necessariamente vai ter um pênis maior que um indivíduo de 1,70 m.
A relação existe, mas apenas na questão da aparência. “A criança obesa tem um pênis embutido e que pode falsamente parecer um micropênis”, explica a endocrinologista Elaine Maria Costa, especialista em desenvolvimento sexual humano. Em outras palavras, a gordura na região do púbis cobre a haste peniana. Os médicos reforçam que, nesse caso, o tratamento é ajudar a criança a perder peso, com atividade física e dieta equilibrada. Até porque a obesidade, além de prejudicial à saúde como um todo, também pode interferir na fertilidade mais tarde.
Todo homem, em algum momento da vida, vai brochar. Se for uma situação eventual, a melhor coisa a se fazer é não dar muito peso e entender que isso pode acontecer. Quanto mais importância se dá, mais ansiedade é criada para a próxima vez e, como consequência, maiores são as chances de ocorrer novamente.
Porém, caso as falhas de ereção aconteçam com frequência, é preciso ter atenção para entender o que está acontecendo. Com homens mais velhos, por exemplo, pode ser que haja relação com alguma questão de saúde, como hipertensão, tabagismo, problemas circulatórios e obesidade.
Assista também: