Redação Publicado em 02/12/2021, às 12h00
O excesso de gordura abdominal (chamada de gordura visceral), além de incomodar esteticamente diversas pessoas, cria sérios riscos à saúde, mesmo se você estiver apenas ligeiramente acima do peso.
A gordura visceral fica bem no interior do abdome, sob a camada de gordura subcutânea logo abaixo da pele e pode envolver os intestinos, o fígado e outros órgãos abdominais. Para reduzi-la, é necessária uma abordagem multifacetada e, por isso, separamos cinco coisas que podem auxiliar nesse objetivo. Confira:
Faça pelo menos 30 minutos de atividade de intensidade moderada, por cinco ou mais dias por semana. Mesmo se você não reduzir visivelmente seu peso com isso, pode perder gordura visceral e também ganhar massa muscular.
Esse tipo de exercício pode ser feito com pesos livres, faixas, máquinas ou flexões. Procure fazê-lo de três a quatro vezes por semana.
Confira:
Escolha carboidratos complexos e alimentos ricos em fibras em vez de carboidratos simples encontrados em alimentos e bebidas açucarados, especialmente aqueles que contêm frutose. De todos os carboidratos, a frutose pode adicionar mais centímetros à cintura, pois pode desencadear desejos por comida e levar a comer em excesso.
Os adultos devem dormir de sete a nove horas. Poucas horas de sono ou muito sono estão associados a um maior acúmulo de gordura visceral.
O estresse crônico aumenta o nível de cortisol, o que estimula a formação de gordura abdominal. Reserve um tempo todos os dias para atividades que ajudam no relaxamento.
Via: Health Harvard
Assista também: