Redação Publicado em 21/09/2021, às 18h00
Que todo mundo precisa fazer cocô você já sabe, mas isso não significa que todo mundo faça com regularidade. A constipação é uma condição em que a pessoa não evacua de maneira saudável com frequência. Por isso, pode haver bastante desconforto e até uma certa frustração.
Mas essa não é uma condição rara. Na verdade, cerca de 2,5 milhões de pessoas visitam o hospital por meio de ambulância devido à dor de constipação todos os anos, de acordo com a American Gastroenterological Association. E, embora a maioria dos sintomas de constipação não seja tão grave, eles ainda são bastante desconfortáveis - e totalmente irritantes. Aqui está o que você deve saber sobre esses sintomas:
As pessoas podem usar o banheiro em quantidades diversas. Pode ser uma vez por dia, algumas vezes por dia ou uma vez a cada dois dias. Mas os médicos começam a considerar como um quadro de prisão de ventre quando a pessoa não evacua pelo menos três vezes em uma semana, de acordo com o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais (NIDDK).
Se fazer cocô não é quase sem esforço e, em vez disso, você está se jogando para baixo, balançando para frente e para trás, empurrando ou fazendo força para evacuar, há uma boa chance de estar com constipação.
Você conhece aquela sensação de quando seu estômago se sente distendido e cheio? Isso é inchaço - e pode ser um sinal de constipação. A razão para isso é que as fezes acabam bloqueando o ar na digestão, de acordo com a médica Elana Maser, professora assistente de gastroenterologia na Icahn School of Medicine no Mount Sinai em entrevista à Health.
“Se você não tiver uma evacuação completa das fezes, terá um acúmulo de ar na frente dessas fezes”, diz ela.
Se você faz cocô, mas ainda não se sente “leve”, isso também é constipação. E há uma boa chance de que seja porque ainda há mais fezes para passar na última parte do cólon chamada cólon sigmoide, que está ligada ao reto.
É possível, para algumas pessoas com evacuações normais ou com diarreia, que a evacuação pareça incompleta, mesmo que não haja mais fezes para evacuar. Existe um termo especial para isso, chamado tenesmo, e os especialistas não sabem ao certo o que causa essa sensação.
Mas para pessoas com prisão de ventre, a sensação de ainda precisar ir ao banheiro depois de evacuar é geralmente porque ainda está com problemas.
De acordo com a médica Maser, se você notar que está liberando gases com mais frequência do que o normal, isso pode estar relacionado à constipação.
Para evitar a constipação, o ideal é manter uma dieta saudável, rica em fibras, ingerir bastante líquidos diariamente e fazer atividades físicas regulares.
Contudo, Débora Poli, mestre em Gastroenterologia Clínica pela Universidade de São Paulo, ressalta que se a pessoa chegar a um ponto em que mesmo com muitos laxantes não consegue evacuar, por exemplo, pode ser necessário fazer lavagens intestinais no hospital. “Mas é importante destacar que isso deve ser feito em hospital. Tem gente que usa ducha higiênica ou chuveirinho em casa, o que é totalmente desaconselhado”, comenta Débora.
Assista também: