Até para lavar os cabelos é preciso tomar cuidado; confira equívocos cometidos com frequência
Redação Publicado em 03/03/2022, às 10h00
Embora lavar o cabelo possa parecer uma atividade simples, existem alguns erros bem comuns que muita gente comete e que podem acabar danificando os fios. Confira os principais:
De acordo com Jackeline Alecrim, cientista e especialista em cosmetologia avançada, a maior parte das pessoas comete erros já na primeira etapa de lavagem: o uso incorreto do xampu.
Para que os tensoativos do xampu consigam fazer o seu efeito de limpeza, o cabelo deve estar completamente úmido, pois a ativação das micelas de limpeza acontece na presença de água e ar. Não umedecer adequadamente os fios pode dificultar a ação do xampu e a remoção da sujeira”, explica.
De acordo com Jackeline, o ideal é ativar a espuma com as mãos ou até mesmo diluir uma pequena porção do xampu em um potinho com água imediatamente antes da aplicação.
Não se pode diluir e armazenar o produto, pois isso altera a sua composição e desestabiliza a formulação. Ativar com as mãos ou diluir evita acúmulo de resíduos do xampu nos fios e ainda melhora a performance da limpeza”, afirma.
Porém, é válido lembrar que a diluição não pode ser feita em xampus com finalidade terapêutica, pois isso compromete a concentração que será absorvida pelo couro cabeludo. Jackeline também explica que não se deve aplicar xampu no comprimento dos fios, já que o produto ativa cargas elétricas negativas e abre demasiadamente a cutícula, causando um efeito ressecado. “A forma correta é aplicar no couro cabeludo e deixar escorrer apenas a espuma no comprimento na hora do enxágue”, aconselha.
“O ideal é que esse produto seja utilizado somente por profissionais em salão. As pessoas usam de forma banalizada e essa abertura da cutícula não é positiva. A dica é optar por xampus de limpeza inteligente, que removam somente as substâncias maléficas”, opina Jackeline.
A utilização de água em temperatura muito alta pode gerar a perda protéica e dos lipídios benéficos presentes nos fios, além de causar danos ao couro cabeludo, favorecendo a ocorrência de dermatites e irritações. Por fim, também é possível que a água quente estimule a produção excessiva de oleosidade na área.
Esfregar excessivamente o couro cabeludo também representa outro problema, pois a forma correta de fazer a lavagem é massageando a região de forma leve e circular.
É um hábito comum as pessoas deixarem resíduos de produtos com enxágue nos fios, mas isso pode trazer malefícios para a fibra capilar. Todo produto que tem especificado no rótulo o termo ‘com enxágue’ deve ser totalmente enxaguado dos fios para evitar acúmulos de resíduos e até danos decorrentes do prolongamento de tempo de contato com a fibra capilar”.
O uso de produtos com parafina também representa um risco para a saúde capilar, pois eles podem entupir os folículos pilosos, provocar sobrecarga nos fios e o ressecamento tardio da fibra capilar. “Esses produtos não conseguem entregar resultados eficientes por provocarem essa obstrução, impedindo a absorção, até mesmo, de seus próprios ativos”, detalha Jackeline.
Assista também:
15 situações que causam queda de cabelo e dicas de como lidar com isso
Conheça alimentos que ajudam o cabelo a crescer saudável e bonito
4 cuidados importantes com o cabelo no verão
Veja 4 dicas para prevenir a queda de cabelo