Mudar de ares, confessar os desejos ao parceiro e investir nas preliminares ajudam a apimentar a relação
Redação Publicado em 10/07/2021, às 14h00
Além de ser divertido, sexo também faz muito bem para a saúde como um todo. Cada orgasmo, por exemplo, libera uma enxurrada do hormônio oxitocina, que melhora seu humor. Deitar e rolar podem melhorar a saúde do seu coração, reduzir o estresse e a depressão, melhorar a autoestima e ajudá-lo a dormir melhor. E tem mais: aquela sensação de aconchego debaixo dos lençóis faz com que você se sinta mais próximo de seu parceiro e aumenta a sensação de intimidade.
Segundo pesquisas, casais que falam um com o outro sobre desejos e vontades tanto têm melhor sexo quanto um relacionamento mais saudável. Diga ao parceiro o que você gosta e o que não gosta. Vale a pena compartilhar fantasias e desejos mais íntimos. Agora, se você for daquelas pessoas envergonhadas demais para falar o que gostaria em voz alta, escreva-os em uma história ou em um diário para seu parceiro ler.
Incremente a vida sexual ampliando seus limites como casal, por exemplo, brincando nas preliminares. Toquem-se de novas maneiras, experimentem diferentes posições para ver em quais delas vocês se sentem melhor. Usem fantasias (enfermeira, médica, bombeiro). Saiam da cama e sigam para o chão, para o banheiro ou ao balcão da cozinha. Assistam a um filme pornô juntos. Traga brinquedos sexuais como um vibrador, contas anais ou plumas na mistura.
Você está louco para fazer sexo, mas sua agenda está lotada. Portanto, por menos romântico que possa parecer, reserve um tempo para o sexo em seu calendário, assim como faria com outras datas importantes. Deste modo, será menos provável que você fique ocupado. Definir uma data dá tempo para se preparar, e algo pelo qual ansiar. Mas agende com uma frequência realística - seja uma vez por semana ou em dias alternados. Escolha momentos nos quais você não estará cansado ou ficará distraído.
Malhar aumenta a resistência física também na cama e já te deixa no clima. Exercícios físicos deixam o corpo mais tonificado, o que melhora a autoestima, fazendo você se sentir mais sexy. Como não está claro quanto exercício você precisa para melhorar sua vida sexual, se você for sedentário, comece com as recomendações padrão - 150 minutos de atividade aeróbica e dois dias de treinamento de força por semana.
Não importa o quão ocupado você esteja, sexo é uma parte do dia em que você não deve ter pressa. Portanto, não economizem nas preliminares, pois esses minutos extras, que vocês gastam se tocando e beijando, ajudam a deixá-los excitados e a tornar o sexo mais prazeroso. Quando você desacelera, também ganha mais tempo para ficar com seu parceiro. E isso é muito bom para o relacionamento em geral.
O corpo das mulheres produz o próprio lubrificante naturalmente, mas, às vezes, ele é escasso. Já as alterações hormonais na época da menopausa podem causar secura vaginal, o que torna o sexo doloroso. Um lubrificante à base de água é seguro para ser usado com preservativos.
Uma coisa precisa ficar clara, nem todo encontro romântico tem que terminar em sexo. Você e seu parceiro podem encontrar prazer de muitas outras maneiras. Que tal tomar banho juntos ou fazerem uma massagem sensual um no outro? Ou uma sessão de amasso quente no sofá? Vocês podem levar um ao outro ao orgasmo se masturbando. Para ser um sucesso, digam como vocês gostam de ser tocados. Até mesmo ficar apenas abraçados vale a pena.
Sexo pode ser um potente analgésico, mas é difícil entrar no clima quando se está tenso. Depois de um dia difícil, façam algo gostoso juntos para relaxar, como ouvir música suave. Pratiquem exercícios de relaxamento, como respiração profunda ou meditação. A pesquisa mostra que mindfulness ajuda as mulheres a entrarem mais em sintonia com seus corpos durante o sexo.
Os exercícios Kegels fortalecem os músculos do assoalho pélvico que sustentam a bexiga. Também relaxam a vagina tornando o sexo mais confortável, melhorando o fluxo sanguíneo da região e tornando mais fácil chegar ao orgasmo. Para fazer esses exercícios simples, basta contrair e relaxar os músculos que você usa para segurar o xixi. E não são apenas para mulheres, homens que também praticam têm ereções melhores e orgasmos mais intensos.
Já pensou que, às vezes, tudo que você precisa para acelerar sua vida sexual é uma mudança de ares? Portanto, invista em uma viagem juntos. Não precisa ser muito longe, mas alguns ambientes - como praias ou montanhas - são ideais para reacender o romance. Mas lembrem-se de desligar os celulares e de focar um no outro. Para uma faísca extra, finja que você acabou de começar a namorar - ou que são estranhos que se acabaram tendo um encontro amoroso proibido.
Às vezes, a solução para um sexo melhor pode estar na caixinha de remédios. Isso porque alguns medicamentos, como antidepressivos e remédios para pressão arterial, podem reduzir o desejo. Ter uma doença cardíaca, secura vaginal, esclerose múltipla ou depressão também podem ser problemáticos. Portanto, agende um check-up para descobrir se algo na sua saúde pode estar afetando sua vida sexual. E seja honesto com o médico para que possa encontrar a resposta certa.
Um terapeuta sexual é a pessoa mais indicada para verificar se algo está incomodando você no quarto. Psicólogos podem tratar de problemas como falta de desejo, dificuldades em se ter uma ereção ou para atingir o orgasmo. Você pode ir às sessões sozinho ou com a(o) parceira(o).
Veja também:
Diferenças e semelhanças na vida sexual dos homo e heterossexuais
Sexo também pode machucar; saiba o que evitar para não ser uma vítima
Gosto de fazer sexo em lugares inusitados; é normal?
Quais os riscos da relação entre álcool e vida sexual?