Diminuir a aparência das rugas é apenas uma das vantagens da vitamina C
Redação Publicado em 11/11/2021, às 11h00
A vitamina C de uso tópico é um ingrediente bem popular entre os dermatologistas e conta com respaldo científico garantindo que ela ajuda a retardar o envelhecimento precoce da pele, prevenir os danos do sol e melhorar a aparência de rugas, manchas escuras e acne.
Ela é um antioxidante, o que significa que combate os radicais livres prejudiciais (toxinas) que entram em contato com a pele de fontes externas, como a poluição do ar ou de dentro do corpo, resultantes de processos normais, como o metabolismo. Os radicais livres podem danificar a pele e a aplicação de vitamina C tópica pode combater os radicais livres e assim melhorar a aparência geral da pele.
Alguns estudos clínicos demonstraram que a vitamina C pode melhorar as rugas. Outro estudo revelou que o uso diário de uma formulação de vitamina C por pelo menos três meses melhorou a aparência de rugas finas e grossas do rosto e pescoço, bem como melhorou a textura e aparência geral da pele.
A vitamina C também pode ajudar a proteger a pele dos raios ultravioleta prejudiciais quando usada em combinação com um filtro solar de amplo espectro. Estudos clínicos demonstraram que combinar vitamina C com outros ingredientes tópicos, nomeadamente ácido ferúlico e vitamina E, pode diminuir a vermelhidão e ajudar a proteger a pele dos danos a longo prazo causados pelos nocivos raios solares.
Confira:
Além disso, a vitamina C pode reduzir o aparecimento de manchas escuras, bloqueando a produção de pigmento em nossa pele. Em ensaios clínicos, a maioria dos participantes que aplicaram vitamina C tópica apresentaram melhora em suas manchas escuras, com muito pouca irritação ou efeitos colaterais, mas são necessários mais estudos para confirmar os efeitos clareadores dessa vitamina.
Por fim, a vitamina C tópica pode ajudar com a acne por meio de suas propriedades anti-inflamatórias que ajudam a controlar a produção de sebo (óleo) na pele. Em ensaios clínicos, a aplicação de vitamina C duas vezes ao dia reduziu as lesões de acne em comparação com o placebo. Embora nenhum efeito colateral grave tenha sido relatado com o uso de vitamina C em qualquer um desses estudos, é importante observar que existem apenas alguns ensaios clínicos que estudaram os efeitos dessa vitamina, e mais estudos são necessários para confirmar os resultados apresentados aqui.
Normalmente, a vitamina é inserida na rotina de cuidados diários com a pele, estando presente em inúmeros produtos. No entanto, é importante ressaltar a importância de conversar com um dermatologista para saber qual é o tipo de produto ideal para sua pele.
Também é válido lembrar que a vitamina C não substitui o uso de protetor! Então, caso utilize algum produto com ela, certifique-se também de usar protetor solar e limitar a exposição ao sol durante os horários de pico.
Assista também:
Seus pés suam muito? Pode ser hiperidrose, veja como tratar
Crianças podem usar maquiagem? Dermatologistas respondem
5 dicas de como evitar reações de produtos na pele
6 cuidados simples para prevenir o envelhecimento precoce da pele