Pode usar qualquer lubrificante com o preservativo? Quantas vezes trocar? Veja essas e mais dúvidas
Redação Publicado em 02/04/2021, às 16h00
Embora a camisinha seja um dos métodos contraceptivos mais acessíveis, muita gente ainda tem dúvidas sobre como utilizá-la. É importante saber a forma correta de usar o preservativo, pois, além de impedir a gravidez, ela também evita as ISTs.
Separamos, aqui, algumas das principais questões acerca do assunto para explicar melhor como as coisas funcionam.
Sim! Primeiro, é preciso lembrar de verificar a validade do produto. Feito isso, o homem deve abrir a embalagem — sem usar os dentes, para não ter risco de danificá-la —, segurar pela ponta e tirar todo o ar. Depois, é só desenrolar até a base do pênis, mas sem nunca soltar a pontinha, é claro.
Assim que o pênis ficar ereto, logo antes de ocorrer a relação. Aqui, vale lembrar que durante o sexo oral também é recomendado usar o preservativo, justamente para evitar possíveis ISTs.
Não há um número exato de vezes, mas é recomendado que se troque o preservativo a cada vez que houver ejaculação. Além disso, caso seja feito sexo anal, mesmo que não haja ejaculação, é preciso trocar o preservativo antes de colocar o pênis na vagina para evitar infecções.
Sim! Se essa dúvida surgir, é possível encher o preservativo com água para ter certeza se está furado ou não. Porém, na maioria das vezes o homem consegue ver e até sentir caso haja algum furo.
Isso não é desculpa para não usar preservativo! Atualmente, no mercado, já existem outras opções ao látex, como poliuretano e poliisopreno.
Não! É preciso tomar cuidado na hora de escolher seu lubrificante. Aqueles que são à base de óleo não devem ser usados junto com o preservativo de látex, já que podem levar ao rompimento. Compre um lubrificante à base de água.
Diferente da masculina, ela pode ser colocada até oito horas antes da relação e é de uso interno. Para isso, a mulher deve segurar o produto de forma que forme um “8”. Após se colocar em uma posição confortável, ela deve introduzir o preservativo de modo que ele cubra a vagina e a vulva.
De forma alguma! A fricção de uma na outra pode causar o rompimento, além de diminuir a sensibilidade.
Veja mais:
Quero ser mãe, mas tenho medo de transar sem camisinha. E agora?
Confira os sete erros mais comuns ao usar camisinha
Usar camisinha com sabor na penetração pode causar alergia?
Fiz sexo e a camisinha ficou presa lá dentro. E agora?