Redação Publicado em 28/08/2021, às 13h00
Mente sã, corpo são... e sexo bom! Para ter uma vida sexual ativa e satisfatória é preciso também estar com a saúde em dia. Assim, cuidar da alimentação, do corpo e do emocional fará toda a diferença na cama. Para te dar uma força, segue uma lista de maus hábitos e dicas de como eliminá-los ou melhorá-los. Confira:
Se você tem um vício em junk food, está enchendo seu corpo com muitos carboidratos refinados, açúcares simples e gorduras saturadas e trans. Isso pode diminuir o fluxo sanguíneo e afetar o desempenho durante o sexo. Diminua ou corte este tipo de alimentação e opte por mais frutas, vegetais e proteínas vegetais (nozes, feijão e tofu). Um plano de alimentação saudável lhe dará mais energia para o sexo.
Quando alimentos muito salgados fazem parte da sua dieta é mais provável que você tenha pressão alta, o que pode diminuir a libido. Fique longe de alimentos pré-embalados, que geralmente têm muito sódio, e observe o quanto de sal você adiciona aos pratos. Em vez disso, adicione sabor com ervas e especiarias.
Tensão e preocupação constantes te desgastam - em tudo. Quando você inunda seu corpo com hormônios do estresse por um longo período, isso prejudica a saúde e também diminui o desejo de fazer sexo. Tente descobrir o que está te estressando para que possa pensar na melhor maneira de lidar com isso. Também é uma boa ideia reservar um tempo para aliviar o estresse regularmente - um passeio no parque, uma aula de ioga ou assitir à sua comédia favorita.
Aprimorar o sexo pode torná-lo melhor. Em uma pesquisa com quase 8.700 pessoas, tanto homens quanto mulheres disseram que o sexo durava mais quando eles incluíam mais tipos de estimulação de antemão. O que pode acelerar o processo? Sexo oral e masturbação.
Quando a vida fica agitada, às vezes o sexo pode ser a primeira coisa a ser retirada da lista de "afazeres". Mas a intimidade em seu relacionamento deve ser uma prioridade. Agendar sexo pode soar como um estraga prazeres, mas pode ajudar. Tente marcar uma data em seus calendários e cumpra-a.
Às vezes, uma mágica repetida no sexo se torna obsoleta e é apenas uma questão de ficar em uma rotina. Ou seja, você pode estar em uma rotina e nem perceber. Portanto, misture tudo: experimente novas posições ou faça sexo em um lugar ou em um horário que você não costuma fazer. Ou tente adicionar novas alternativas, como massagem ou brinquedos sexuais à sua rotina.
Se há algo na sua vida sexual que está incomodando ou se você tem ideias sobre coisas novas que gostaria de experimentar, converse sobre isso. Caso você se preocupe com a forma como a sua parceria lidaria com a conversa, tente moldar o que quer em torno de seus sentimentos e reações. Pode ajudar se você começar suas frases com “eu” em vez de “você”.
As mensagens que você diz a si ou ouve de outras pessoas sobre seu corpo fazem uma grande diferença em quão confiante você se sente. Quando essas mensagens são negativas, sua autoimagem sofre um golpe, assim como seu impulso sexual. Se o seu modo padrão é se colocar para baixo, pare com isso e tente se concentrar no que você gosta em si. Cuide-se e passe tempo com pessoas que fazem você se sentir bem.
Um copo de vinho ou uma cerveja podem ajudar a relaxar, mas uma bebedeira pode fazer você cair e desapontar. Os homens, em particular, podem ter problemas de desempenho quando têm muito álcool no organismo. Portanto, beba com moderação.
Se você não dormir, pode perder sua libido. Um estudo descobriu que as mulheres que dormiam mais tendiam a fazer mais (e melhor) sexo.
Sua balança está mostrando um número maior do que o normal? Perder alguns quilos pode melhorar o desempenho na cama - especialmente se você for um homem. Um estudo descobriu que homens com cintura de mais de 101 centímetros eram mais propensos a ter disfunção erétil do que aqueles mais magros.
Há uma longa lista de formas pelas quais fumar prejudica a saúde e também corta o desejo sexual. Os produtos químicos do tabaco podem atrapalhar o fluxo sanguíneo, o que pode causar problemas sexuais, especialmente para os homens. Converse em consulta médica sobre como você pode largar o vício.
Veja também