Doutor Jairo
Leia » Saúde

Neuromielite óptica: doença autoimune pode levar à perda de visão

Veja o que a doença autoimune pode causar - iStock
Veja o que a doença autoimune pode causar - iStock

Redação Publicado em 14/03/2022, às 17h00

O Mês da Conscientização da Saúde Visual, conhecido como Março Verde, alerta sobre a importância dos cuidados com os olhos. No mesmo período, a NMO Brasil, associação de pacientes com neuromielite óptica (NMO), em parceria com a Amigos da Esclerose Múltipla e a Crônicos do Dia Dia (AME/CDD), realiza uma campanha de conscientização sobre a doença, que afeta a capacidade de enxergar.  

Problemas na visão são tão comuns assim? 

Sim! Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a situação do país é preocupante: 18,8% da população relatou ter problemas de visão, sendo que 15,31% disseram ter alguma dificuldade, 3,18% tiveram muita dificuldade e 0,27% não conseguiram enxergar.  

O Março Verde surgiu com o objetivo de informar, conscientizar e educar a sociedade sobre a neuromielite óptica e suas sequelas visíveis e invisíveis. Os sintomas da NMO são muitas vezes confundidos com os da esclerose múltipla (EM), por isso, divulgar esse tipo de informação traz qualidade de vida aos pacientes, pois a identificação dos primeiros sinais e o diagnóstico precoce podem evitar maiores sequelas e até salvar vidas”, explica Daniele Americano, coordenadora da NMO Brasil.

O que é a neuromielite óptica? 

A neuromielite óptica é uma doença autoimune rara e grave na qual as células de defesa do corpo começam a atacar o nervo óptico, a medula espinhal e o tronco cerebral.

Historicamente, a prevalência de NMO foi estimada em aproximadamente 1-4 por 100.000 habitantes. Hoje, devido à maior conscientização e aos avanços no diagnóstico clínico, dados de pesquisas estimam que a doença afeta até 10 por 100.000 pessoas, sendo mais comum em mulheres, com proporção de até 7:1, e mais prevalente em indivíduos de origem africana, asiáticos, ilhéus do Pacífico, descendentes de polinésios ou caribenhos.

Confira:

Quando não detectada e tratada corretamente, danifica principalmente o nervo óptico e a medula espinhal, causando cegueira permanente, fraqueza muscular e paralisia. Por isso, é preciso ter atenção a qualquer sintoma relacionado a problemas de visão e procurar um neurologista ou um oftalmologista.

Assista também: