Redação Publicado em 11/04/2021, às 08h00
A pílula anticoncepcional é um dos métodos contraceptivos mais utilizados em todo o mundo. Mas, para algumas garotas e mulheres, evitar uma gravidez indesejada pode não ser o principal motivo para a escolha, como conta a ginecologista Erika Narimatsu.
As pílulas de baixa dosagem são tão seguras quanto as mais antigas, mas sem efeitos colaterais que eram frequentes, como dor de cabeça, retenção de líquido e enjoo. Assim, muitas jovens são encaminhadas para a ginecologista por outros especialistas, como o pediatra ou o dermatologista, e aderem ao uso da pílula antes mesmo de iniciar a vida sexual. Veja quais outros benefícios possíveis com o uso pílula, além da contracepção:
Muitas mulheres, e em especial as adolescentes que começaram a menstruar há poucos anos, têm um ciclo menstrual irregular. Isso pode resultar em “acidentes” desagradáveis, como manchas inesperadas nas roupas ou lençóis. Com a pílula, é possível saber exatamente quando haverá sangramento e até evitá-lo: “Se elas forem viajar, podem até emendar uma cartela na outra, para terem tranquilidade”, afirma Narimatsu.
As cólicas durante o período menstruais podem ser tão incômodas para algumas mulheres, que chegam a prejudicar a qualidade de vida e a produtividade. Em certos casos, o sangramento excessivo também atrapalha bastante, e ambos os problemas diminuem muito com o uso do anticoncepcional. “Um pouco da cólica tem a ver com o movimento do útero para expulsar o endométrio, que vai gerar o sangue menstrual”, comenta Bouer. Com as pílulas de baixa dosagem, esse revestimento interno do útero fica mais fino, o que faz com que haja menos sangramento e menor força para expulsá-lo, ou seja, menos dor.
Certas pílulas contam com um hormônio que tem efeito antiandrogênico, ou seja, de bloqueio ao hormônio masculino (sim, mulheres também têm!). O resultado é que a oleosidade da pele diminui e a acne melhora bastante. Menos oleoso, o cabelo também tende a ficar mais bonito e cair menos. Parece bobagem, mas as espinhas podem ter um impacto muito importante na autoestima das adolescentes!
Web Story: saiba o que é mito ou verdade em relação às espinhas
Qualquer que seja o motivo para o uso da pílula, a consulta com o ginecologista é fundamental para a escolha. Comprar a marca que a amiga, a vizinha ou a tia usam pode ser arriscado. Só o médico pode determinar qual o anticoncepcional mais indicado para você. E mais: não deixe de usar a camisinha apesar de tomar pílula, para evitar as infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).