Contrariando o CDC, governadores decidiram acabar com as restrições e abrir tudo
Redação Publicado em 02/03/2021, às 19h42
Governadores dos estados do Texas e do Mississippi, nos EUA, anunciaram nesta terça-feira (2) que irão suspender a obrigatoriedade do uso de máscaras e várias outras regras ligadas à Covid-19. Ambos, mas em especial o Texas, ainda contabilizam um número significativo de mortes diárias por coronavírus.
As decisões foram anunciadas apenas um dia após o CDC (Centro de Controle e Prevenção de Doenças) ter divulgado um alerta contra o relaxamento das medidas de prevenção, já que diversas variantes do coronavírus têm surgido e ainda não se sabe ao certo o nível de proteção oferecido pelas vacinas contra elas.
A diretora do CDC Rochelle Walensky alertou que os estados não deveriam relaxar as restrições, apesar da melhora observada nas últimas semanas. "Nesse nível de casos com propagação de variantes, podemos perder completamente o terreno conquistado com tanto esforço", afirmou à imprensa.
“Agora é hora de abrir 100% do Texas”, chegou a declarar o governador texano Greg Abbot, em evento realizado num restaurante mexicano, na cidade de Lubbock. “A Covid não desapareceu de repente, mas as ordens de estado não são mais necessárias”, explicou.
O governador do Mississippi Tate Reeves também decidiu fazer anúncio parecido pouco tempo depois. “As hospitalizações e o número de casos caíram, e a vacina tem sido distribuída rapidamente”, declarou no Twitter.
Starting tomorrow, we are lifting all of our county mask mandates and businesses will be able to operate at full capacity without any state-imposed rules. Our hospitalizations and case numbers have plummeted, and the vaccine is being rapidly distributed. It is time!
— Tate Reeves (@tatereeves) March 2, 2021
Apesar da presença de variantes como a do Reino Unido, da África do Sul e do Brasil em várias partes do país, as novas infecções e as mortes por Covid-19 têm caído de forma significativa, o que pode ter relação com a campanha de imunização. Segundo o jornal The New York Times, 16% dos norte-americanos já receberam ao menos uma dose da vacina, e 8%, as duas doses.
No entanto, somente na segunda-feira (1º), 1.425 pessoas morreram em decorrência da doença. No Texas, a média da última semana foi de 7.500 novos casos por dia e 233 novas mortes por dia, para uma população de 29 milhões. No Mississipi, os números foram 589 e 18, respectivamente, para uma população de 2,9 milhões.
Covid-19: é seguro ter crianças na escola? Professora da USP responde
Covid-19: pessoas que perderam entes queridos precisam de apoio maior
Crise no Acre: dengue, Covid-19, enchentes e imigrantes desafiam região
Covid-19: um terço dos recuperados pode ter estresse pós-traumático