Dependência faz jovem perder a consideração pelos outros, indica estudo

Para pesquisadora, jovens abusadores de álcool e drogas não percebam o impacto que exercem sobre a vida dos outros

Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h38 - Atualizado às 23h55

-

Um estudo sugere que adolescentes viciados em álcool ou drogas têm dificuldade em se importar com as outras pessoas, o que os leva a dirigir após o uso da substância e transar sem camisinha, mesmo com histórico de doença sexualmente transmissível. Além disso, esses jovens são menos propensos a ajudar os outros.

O trabalho foi coordenado por Maria Pagano, professora da faculdade de medicina da Universidade Case Western Reserve, nos Estados Unidos, e publicado no Journal of Child and Adolescent Substance Abuse.

Ela e sua equipe recrutaram 585 adolescentes de escolas e também de uma unidade de tratamento para jovens dependentes em Ohio. Para cada adicto, havia dois jovens que usavam pouca ou nenhuma quantidade de álcool. Ela levantou a frequência e envolvimento dos participantes em diversos comportamentos, como sexo sem proteção, dirigir depois de beber (nos EUA é comum tirar carta mais cedo) e também voluntariado.

Os resultados mostraram uma relação entre a severidade do problema com álcool e drogas e a falta de consideração por outras pessoas. A pesquisadora também constatou que 88% dos jovens não tinham usado álcool ou drogas na relação sexual mais recente, e que 55% tinham usado camisinha. Um em cada cinco participantes tinha histórico de dirigir sob efeito de drogas ou álcool.

A autora observa que essa falta de consideração com os outros faz com que os abusadores de álcool e drogas não percebam o impacto que exercem sobre a vida das pessoas. E isso, para ela, permanece mesmo durante a recuperação, porque é parte da doença. A pesquisadora acredita que ajudar os outros, de alguma maneira, é fundamental para se manter longe das substâncias e evitar recaídas, algo que ela própria já havia demonstrado em estudos com adultos.

comportamento dependência drogas álcool recuperação jovens início