O preservativo é o método mais eficaz para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST), e ainda evita a gravidez indesejada.
Jairo Bouer Publicado em 06/03/2020, às 16h33 - Atualizado em 09/03/2020, às 13h05
O preservativo é o método mais eficaz para a prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (IST), e ainda evita a gravidez indesejada. Por isso, é bom ter sempre algumas por perto. Só tome alguns cuidados para não comprometer sua segurança:
1) Guarde o preservativo em local fresco e seco. Isso significa que a carteira ou o porta-luvas do carro não são bons lugares para deixar o produto.
2) Evite abrir com os dentes ou outros objetos cortantes. Eles podem danificar a camisinha.
3) Use desde o início do contato entre o pênis e a vagina, e não só na hora de ejacular! Há risco de transmissão de ISTs e até mesmo de gravidez antes da “hora H”.
4) Cuidado para não colocar do avesso. Isso dificulda a colocação e pode aumentar o risco de rompimento.
5) Lembre-se de tirar o ar do reservatório ao colocar a camisinha. Se aquele espacinho destinado ao sêmen ficar cheio de ar, o preservativo pode estourar. Por isso é que se deve apertar a ponta enquanto ele é desenrolado sobre o pênis.
6) Se for usar algum lubrificante, só use aqueles à base de água. Vaselina, óleos de cozinha ou lubrificantes à base de petróleo podem causar rachaduras no preservativo.
7) Depois do sexo, é preciso tirar o pênis da vagina antes que amoleça, para evitar que o sêmen vaze de dentro da camisinha.
8) Outro lembrete importante: usar duas camisinhas ao mesmo tempo não traz nenhuma proteção extra, e ainda pode aumentar o risco de rompimentos.