Pessoas inteligentes emocionalmente sabem gerenciar melhor as próprias emoções
Tatiana Pronin Publicado em 19/08/2023, às 16h00
Você sabe o que significa "inteligência emocional"? Em poucas palavras, trata-se da capacidade de entender, gerenciar e expressar suas próprias emoções, entender as emoções dos outros e responder a elas de maneira saudável e produtiva.
O conceito de inteligência emocional surgiu a partir do argumento de que o QI (quociente de inteligência) não é uma medida completa. O psicólogo Howard Gardner, da Universidade de Harvard, nos EUA, há alguns anos questionou a validade de uma única pontuação de QI baseada principalmente em habilidades matemáticas e linguísticas. Em 1976, ele apresentou sete tipos diferentes de inteligências (teoria das inteligências múltiplas), que foram posteriormente expandidas para nove tipos.
Em 1995, o psicólogo e jornalista científico Daniel Goleman apresentou sua própria teoria da inteligência emocional, que incorpora dois tipos de inteligência de Gardner: a interpessoal e a intrapessoal. De acordo com Goleman, existem quatro aspectos fundamentais da inteligência emocional, conforme listado em seu livro "Emotional Intelligence: Why It Can Matter More Than IQ" (Inteligência emocional: por que pode ser mais importante do que o QI – em tradução livre).
A seguir, descubra quais os elementos que compõem o conceito de inteligência emocional, para saber se você conta com essas qualidades ou ter uma ideia de como cultivá-las:
1. Autoconsciência
De maneira simplificada, significa estar em sintonia com quem você é, entender seu comportamento e reconhecer o que precisa trabalhar. É compreender como se está agindo em um determinado momento (ou momentos) e como os outros estão percebendo você e essas ações.
2. Autogerenciamento
A inteligência emocional não é apenas estar em sintonia com suas emoções, mas também ser capaz de expressá-las de maneira saudável e apropriada, algo também conhecido como autogerenciamento. Isso significa ser objetivo com suas emoções e ter a capacidade de autorregular emoções elevadas que possam surgir para produzir uma resposta emocional eficaz e apropriada ao contexto.
3. Consciência social
As habilidades sociais exigem a capacidade de ser objetivo nas interações sociais, incluindo as respostas emocionais dos outros. Parte de ser socialmente consciente é possuir empatia. Ela permite que você se coloque no lugar de outra pessoa, colocando-se na situação dela e entendendo-a da perspectiva dela.
4. Gestão de relacionamento
É a capacidade de formar e cultivar conexões com os outros. Isso se aplica aos seus relacionamentos com amigos e familiares e suas interações no local de trabalho. Segundo psicólogos, pessoas com habilidades de gerenciamento de relacionamento são capazes de lidar com conflitos, dizendo o que elas têm a dizer, de forma clara e forte, e de uma forma que a outra pessoa possa ouvir.
Você pode usar os pontos acima como uma espécie de lista de verificação para ter uma noção geral de quão emocionalmente inteligente é. Você é uma pessoa emocionalmente inteligente se é capaz de administrar e controlar suas emoções, tem autoconsciência, está sintonizado com as emoções de outras pessoas e é capaz de reconhecer emoções sem reagir emocionalmente. É estar disposto e aberto a discutir problemas no relacionamento e a capacidade de refletir sobre o comportamento.
Você pode tomar medidas para melhorar sua inteligência emocional, seja para melhorar um relacionamento ou apenas para melhorar um potencial e ter mais sucesso em sua vida.
Como acontece com qualquer outra habilidade, as pessoas podem continuar aprendendo e evoluindo ao longo da vida. Procurar ajuda profissional também é uma opção. Terapia individual ou aconselhamento muitas vezes desempenha um papel significativo no desenvolvimento dessas habilidades.
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