Só quem tem, sabe como é: a pele sensível reage aos mais variados gatilhos, como frio e intenso, mudanças bruscas no clima, ou contato com certos produtos químicos. Como resultado, há sintomas como coceira, inchaço, vermelhidão e ardência.
Em alguns casos, a pele sensível anda de mãos dadas com doenças como a dermatite de contato, a dermatite atópica (com a presença de bolinhas ou feridas), ou, ainda, com a rosácea (caracterizada por manchas avermelhadas). Por isso é sempre bom consultar um dermatologista para receber orientações mais adequadas. De qualquer forma, reunimos, abaixo, algumas dicas úteis para evitar o desconforto:
Procure as palavras “suave na pele” ou “para pele sensível” nos rótulos. E verifique os ingredientes, caso você já conheça algum ingrediente que pode irritar sua pele. Como regra geral, quanto menos ingredientes, melhor.
A água retira lentamente os óleos naturais da pele. Isso torna mais provável que ela fique seca, tensa ou craquelada. Tome banhos curtos e com a temperatura da água morna ou fria, em vez de longo e quente.
Se você ainda está tentando definir qual seu tipo de pele, uma boa ideia é fazer um teste com qualquer novo produto antes de ir direto ao caixa. Escolha uma pequena parte da sua pele e aplique um pouco. Se houver uma reação dentro de 72 horas, saberá que ele não é para você.
A pele seca leva à irritação e isso pode causar ou agravar condições como eczema. A melhor maneira de evitar que a pele seque é aplicar cremes logo após o banho, enquanto ela ainda está úmida. Use um hidratante espesso, mas suave, para manter a pele macia. E não se esqueça de preferir produtos específicos para seu tipo de pele.
Ele é um dos gatilhos mais comuns para quem tem pele sensível. Este metal está em objetos do dia a dia, de joias a prendedores de roupas e óculos. Tome nota de qualquer coisa com metal que toque sua pele. Troque coisas com níquel por acessórios hipoalergênicos quando puder.
Confira:
Muitos produtos de beleza prometem aromas doces como argumento de venda. Mas a fragrância é um complemento com o qual a sua pele sensível não precisa e muitas vezes não consegue lidar. O mesmo vale para produtos com álcool, sabonete ou corante.
Lã e outros tecidos ásperos podem fazer a pele coçar, mesmo que não seja sensível. A lã pode até causar uma reação alérgica. A lanolina é uma cera natural encontrada nela e algumas roupas contam com ela. Opte por tecidos mais suaves, como algodão e seda.
Sim, é ruim para a saúde geral. Mas você sabia que fumar pode aumentar as reações da pele sensível, especialmente se você tiver psoríase? Também pode dificultar a cura de problemas de pele quando eles acontecem.
Deixe de lado os itens que prometem descamação (com produtos químicos) ou abrasão (esfoliação física). Os dermatologistas dizem que em caso de pele sensível não é preciso esfoliar para limpar. Isso pode piorar seus sintomas. Procure sempre produtos indicados ao seu tipo de pele.
Fontes: WebMD / SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia)
Tatiana Pronin
Jornalista e editora do site Doutor Jairo, cobre ciência e saúde há mais de 20 anos, com forte interesse em saúde mental e ciências do comportamento. Vive em NY. Twitter: @tatianapronin