Redação Publicado em 12/01/2022, às 11h00
Muitas condições podem fazer com que uma pessoa sinta dor no pênis, que pode variar de leve a grave. Essa dor pode ocorrer em repouso, durante a atividade sexual ou ao urinar. Além disso, as pessoas podem sentir dor em diferentes partes do pênis ou encontrar diferentes tipos de dor, como aguda, incomoda, latejante ou em pontada.
Embora uma pessoa às vezes possa obter alívio da dor no pênis sem procurar ajuda, algumas causas subjacentes podem exigir tratamento. Se um indivíduo tiver alguma dúvida, ele deve consultar um médico. A seguir, algumas das possíveis causas da dor no pênis e os sintomas adicionais e opções de tratamento para cada uma.
Condição que ocorre quando o tecido cicatricial cria uma placa fibrosa que se acumula na parte superior ou inferior do pênis. A causa da doença de Peyronie ainda não é clara, mas os médicos acreditam que resulta de cicatrizes no pênis, que podem surgir devido a uma doença autoimune ou a uma lesão grave ou repetida no pênis. Os sintomas da doença de Peyronie podem incluir:
Uma pessoa deve falar com um médico se notar algum desses sintomas. A doença de Peyronie às vezes pode desaparecer sem tratamento e, se a curvatura não for grave, o tratamento pode não ser necessário. No entanto, outras com a condição podem precisar de medicação oral, injeções e ultrassom ou radioterapia para quebrar o tecido cicatricial e reduzir a placa. Se os sintomas forem graves e não melhorarem, uma cirurgia pode ser necessária.
Trata-se de uma ereção prolongada e muitas vezes dolorosa, que pode não estar relacionada à atividade sexual. Ocorre quando o sangue no pênis fica preso e não consegue ser drenado, o que pode danificar ou destruir o tecido do pênis. Algumas vezes, a causa é desconhecida. No entanto, em outros casos, o priapismo pode ser devido a outras condições ou medicamentos. Por exemplo, possíveis gatilhos podem incluir:
O priapismo pode ser uma condição médica grave, e as pessoas devem procurar ajuda médica se tiverem uma ereção prolongada e dolorosa sem estimulação e que dure mais de quatro horas. Uma pessoa pode tentar urinar, tomar um banho quente, beber água ou realizar exercícios leves para aliviar a ereção no início. Os tratamentos médicos podem incluir:
Uma fratura peniana ocorre quando um pênis ereto se dobra, geralmente devido à força, o que faz com que uma parte dele se rasgue. Não é tecnicamente uma fratura, pois não há ossos no pênis. Algumas evidências sugerem que as fraturas penianas são mais prováveis de ocorrer durante o sexo. Os sintomas de uma fratura peniana incluem:
Qualquer pessoa com fratura peniana precisa de atendimento médico de emergência. Elas também podem precisar de cirurgia para drenar qualquer acúmulo de sangue e reparar qualquer dano ao órgão.
Balanite refere-se a quando a cabeça do pênis fica inflamada. Essa parte do pênis também é conhecida como glande e pode afetar aproximadamente 3%-11% dos homens. Essa inflamação pode ocorrer em pessoas que não fizeram a circuncisão, especialmente se não lavarem ou secarem adequadamente a área sob o prepúcio.
Outras causas de balanite: alergia ao sabão ou produtos químicos no pênis, diabetes e infecções sexualmente transmissíveis.
Principais sintomas de balanite: erupção cutânea, secreção, inchaço, coceira, sensibilidade, dor, fimose ou prepúcio apertado.
Opções de tratamento: pomada tópica antibiótica, antifúngica ou antisséptica, esteroides tópicos e uma solução adstringente tópica.
Ocorre quando o prepúcio se aperta tanto que fica muito difícil puxá-lo para trás. É comum em crianças pequenas antes que o prepúcio se solte, mas também pode causar sintomas dolorosos em adolescentes e adultos. O tratamento para a fimose geralmente inclui a aplicação de um creme esteroide no prepúcio diariamente. Tomar analgésicos também pode ajudar e, em alguns casos, o médico pode sugerir a circuncisão.
É semelhante à fimose, mas é uma condição em que as pessoas não conseguem puxar o prepúcio para a frente sobre a ponta do pênis. É uma condição séria que requer atenção médica imediata. Sintomas adicionais podem incluir: dor, inchaço na ponta do pênis e a cabeça do pênis mudando para uma cor diferente, como azul ou vermelho.
O tratamento envolve a redução do inchaço na ponta do pênis para permitir que o prepúcio retorne à posição correta. Se os médicos não conseguirem isso, eles podem fazer uma pequena incisão para reduzir o inchaço. Em alguns casos, as pessoas podem precisar de circuncisão.
As pessoas podem sentir dor no pênis devido a uma infecção sexualmente transmissível (IST). Esse termo descreve infecções que as pessoas podem adquirir após atividade sexual ou contato físico íntimo. Muitas vezes, uma pessoa pode não apresentar sintomas de uma IST. No entanto, outros sintomas são:
Os tratamentos para IST podem variar dependendo da causa subjacente. Por exemplo, eles podem envolver antibióticos para infecções bacterianas, como clamídia, gonorreia e sífilis, ou antivirais, para tratar sintomas de infecções virais, como herpes.
Se as bactérias entrarem no trato urinário, podem causar uma ITU (infecção do trato urinário). São mais comuns no sexo feminino, mas também podem afetar o masculino. Geralmente, essas infecções são bastante comuns, com algumas evidências sugerindo que são o segundo tipo mais comum de infecção. Além da dor no pênis, sintomas de ITU em homens podem inclui: dor ou sensação de queimação ao urinar, necessidade de urinar quando a bexiga está vazia, vontade frequente de urinar e sangue na urina. O tratamento pode ser com antibióticos.
A uretrite é uma infecção do trato urinário que pode ocorrer quando uma IST leva à inflamação da uretra, o tubo que transporta a urina da bexiga através do pênis. As causas da uretrite incluem: bactérias, vírus, prejuízo e reação a espermicidas ou loções contraceptivas.
Sintomas podem incluir:
Um médico geralmente prescreve antibióticos para tratar a uretrite.
Problema comum que descreve a inflamação ou infecção da próstata, o que pode causar dor no pênis e na região pélvica. Infecções bacterianas, inflamação do nervo e lesões podem causar prostatite. Os sintomas da condição podem incluir: dor ou ardor ao urinar, sangue na urina, dor no pênis, nos testículos ou bexiga e ejaculação dolorosa. O tratamento varia de acordo com os sintomas de uma pessoa e a causa da inflamação, mas normalmente envolve um tratamento com antibióticos. Medicamentos para alívio da dor, massagem na próstata e compressas quentes também podem ajudar a aliviar os sintomas.
A dor no pênis às vezes pode ser um sintoma de câncer, embora seja mais provável resultar de outra condição. As pessoas devem falar com o médico se notarem algum dos seguintes sintomas:
O tratamento para câncer de pênis pode incluir: cirurgia para remover tumores no pênis, circuncisão para remover o prepúcio, radioterapia para destruir células cancerosas, quimioterapia e imunoterapia.
Fonte: Medical News Today
Veja também: