Doutor Jairo
Leia » Saúde

Dormir de lentes de contato é perigoso?

Veja algumas dicas para cuidar melhor das lentes - iStock
Veja algumas dicas para cuidar melhor das lentes - iStock

Redação Publicado em 05/11/2021, às 11h00

Muitas pessoas optam por usar lentes de contato em vez dos tradicionais óculos. Porém, nesse caso, é importante lembrar de alguns cuidados que se deve ter para não prejudicar a visão.

Mas quais são os problemas que as lentes podem trazer? 

De maneira geral, se usadas de forma incorreta, as lentes podem causar:

  • irritação ou dor nos olhos;
  • inchaço ao redor do olho;
  • visão embaçada ou sensibilidade à luz;
  • conjuntivite;
  • úlceras da córnea (lesão na parte frontal lisa e transparente do olho);
  • ceratite infecciosa (inflamação da córnea devido a uma infecção).

Embora uma pequena irritação possa desaparecer sozinha em um ou dois dias, se você observar algum desses sintomas, é recomendado que pare de usar as lentes de contato e visite um oftalmologista.

E se eu dormir com lentes de contato?

Antes de responder a essa questão, é preciso explicar que a córnea é a camada externa transparente do olho. Ela protege o olho e ajuda a focar a luz na parte de trás do olho, permitindo que a pessoa veja com clareza. Embora as lentes de contato raramente prejudiquem a córnea, dormir com lentes não destinadas a uso prolongado pode aumentar a probabilidade de uma infecção da córnea ou mesmo de uma úlcera.

Em um relatório de 2018, os médicos descreveram as histórias de algumas pessoas com infecções graves nos olhos após usarem lentes de contato gelatinosas durante o sono. Veja a seguir. 

Confira:

Um homem relatou ter dormido com suas lentes de contato durante uma viagem de caça. Logo depois, ele desenvolveu uma infecção da córnea com uma úlcera.

Uma mulher dormia regularmente com suas lentes de contato, usava-as por mais tempo do que o recomendado e não consultava um oftalmologista por muitos anos. Depois de desenvolver uma dor aguda no olho direito, ela foi diagnosticada com ceratite infecciosa. Já outro homem, que usou lentes de contato por duas semanas consecutivas, desenvolveu infecções da córnea em ambos os olhos.

Normalmente, o tratamento para esses problemas inclui uso prolongado de antibióticos. 

Além disso, duas pessoas precisaram de um transplante de córnea. Mesmo com esses tratamentos, alguns usuários de lentes perderam a visão.

Problemas sérios como esses são raros: as estimativas sugerem que a ceratite ocorre em 2 a 20 pessoas por 10.000 usuários de lentes de contato. No entanto, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos estimam que haja até um milhão de visitas por ano a pronto-socorros e outros provedores de assistência médica ambulatorial para problemas relacionados ao uso de lentes de contato.

Se você usa lentes de contato, tome alguns cuidados

Como esses casos demonstram, a menos que você use lentes de uso prolongado especificamente aprovadas para uso durante a noite, você não deve dormir com elas. 

Outras recomendações para não ter problemas são:

  • Guarde as lentes em local fresco;
  • Lave bem as mãos antes de tocar nas lentes de contato;
  • Não coloque suas lentes de contato na boca ou cuspa nelas (sim, existem pessoas que fazem isso, especialmente com lentes de contato duras);
  • Não deixe cremes para as mãos ou maquiagem entrarem em contato com suas lentes. Coloque as lentes antes de aplicar a maquiagem e as retire antes de remover a maquiagem;
  • Mantenha seu estojo de lentes limpo e seco entre os usos e compre um novo pelo menos a cada poucos meses;
  • Faça um exame oftalmológico pelo menos uma vez por ano;
  • Se notar problemas, como vermelhidão, dor nos olhos, ou uma alteração na visão, retire as lentes imediatamente e informe o seu oftalmologista.

Assista também: