Redação Publicado em 13/12/2021, às 13h00
Existem muitas maneiras de exercitar o corpo e conseguir manter uma boa forma física aliada à saúde. No entanto, quando se trata do que fazer para alcançar esses resultados, algumas pessoas podem ficar com dúvidas. Afinal, quando se alia exercícios de cárdio e de força, qual deveria ser feito primeiro? Bom, de acordo com especialistas, o ideal é sempre começar pelo de força.
Em um estudo publicado no The Journal of Strength and Conditioning, os pesquisadores compararam três táticas de treino: treinamento de força sozinho, corrida em seguida de força e ciclismo seguido de força. Eles descobriram que os praticantes de exercícios faziam menos repetições de levantamento de peso se tivessem apenas corrido ou pedalado. No entanto, fazer o treinamento de força sem cárdio resultou em mais repetições.
“Em minha experiência, descobri que a maioria dos praticantes de exercícios se sente ‘mais forte’ quando se engaja primeiro no treinamento de resistência”, diz Robert Confessore, fisiologista clínico do Summit Medical Fitness Center, em Kalispell, MT. Muitos estudos científicos também demonstram que o treinamento aeróbio pode afetar negativamente o desenvolvimento da força quando realizado antes do levantamento (ao passo que faltam pesquisas sobre o efeito reverso), diz ele. Isso se deve a mudanças fisiológicas nos músculos que ajudam você a se movimentar. Quando você usa essas fibras até a fadiga antes de fazer exercícios de resistência, sua forma e impulso provavelmente serão prejudicados.
E isso pode ter um impacto perceptível. De acordo com Lacey Stone, uma treinadora de celebridades com sede em Los Angeles, se você deseja os benefícios do fortalecimento muscular do treinamento de força, é melhor começar com esses exercícios. “É vital que você treine força antes de seus treinos cardiovasculares, porque você terá mais potência e mais condicionamento para levantar cargas mais pesadas, o que, por sua vez, o deixará mais forte”, diz ela.
Em termos de combate à gordura, tanto os exercícios de resistência quanto os anaeróbios são cruciais. “Quando você ganha músculos, aumenta sua taxa metabólica, o que ajuda a queimar gordura mais rapidamente”, explica Stone. E, de acordo com a pesquisa, fazer força e cárdio diminui a gordura corporal significativamente mais do que cada método sozinho. Portanto, você provavelmente pode seguir a mesma fórmula mencionada acima, mas tenha em mente esta advertência: esse mesmo estudo mostrou que, embora a massa gorda e a circunferência da cintura diminuam quando você faz uma combinação das duas técnicas ou apenas atividade aeróbica, o levantamento por si só não vai fazer você perder peso.
Então, se você quiser emagrecer, você precisa aumentar seu cárdio. “Lembre-se disso: o treinamento de força muda sua forma e o cárdio muda seu tamanho”, diz Stone.
Confira:
Se você está procurando uma capacidade cardiovascular melhor, Stone diz que há críticas mistas sobre o que enfrentar primeiro. Ainda é inteligente treinar força, mesmo se você quiser ser um corredor ou ciclista melhor. Na verdade, um estudo descobriu que os exercícios de resistência melhoraram o desempenho e a potência muscular dos atletas de resistência. Você pode apenas precisar de movimentos aeróbicos mais longos e frequentes (alguns deles sendo sessões aeróbicas autônomas), com dias de treinamento cruzado espalhados.
É claro que cada indivíduo tem ideias diferentes sobre o que deseja obter com o tempo de ginástica, portanto, adapte as suas de acordo com seus objetivos e não se esqueça de conversar com um profissional da área para ter certeza de que está fazendo tudo certo.
Via: Health
Assista também: