Redação Publicado em 18/05/2021, às 19h30
Doutor, é normal ter corrimento mesmo após a menopausa?
Os corrimentos podem acontecer sim, mesmo a mulher estando na menopausa. Mas, é importante que ela avalie com um ginecologista, porque o corrimento pode indicar ou ser um sintoma de alguma infecção.
É importante lembrar que lubrificação e corrimento não são sinônimos. Toda mulher tem lubrificação vaginal diariamente, e isso pode variar de mulher para mulher, de dia para dia e também depender das diversas fases do ciclo menstrual.
Normalmente, a lubrificação apresenta um aspecto parecido com clara de ovo e uma aparência límpida, transparente, incolocor, sem cheiro, e não provoca nenhum desconforto ou coceira. Esse tipo de secreção é absolutamente natural, ou melhor, faz parte do funcionamento normal do corpo feminino.
Porém, essa lubrificação vaginal pode, eventualmente, passar a apresentar algumas alterações que acabam caracterizando o corrimento:
Tudo isso sinaliza que algo pode não estar funcionando como deveria ou, até mesmo, indica a presença de alguma infecção sexualmente transmissível (IST). Nesses casos, o ideal é buscar a ajuda e opinião de um ginecologista, que vai avaliar o que está acontecendo, o que está causando o corrimento e orientar para o melhor tratamento.
Muitas vezes, tanto os homens como as mulheres têm micro-organismos que vivem dentro do corpo e, em algum momento da vida, podem ganhar força, vencer a resposta imunológica e, consequentemente, causar uma infecção.
Por isso, é importante cuidar bem da região íntima para evitar que esses organismos se proliferam e provoquem algum problema, como a candidíase. Confira algumas dicas que podem ajudar a evitar os corrimentos:
Veja também: