É possível contrair HIV apenas com masturbação?

Jairo Bouer explica que se não houver penetração as chances de contrair o vírus são pequenas

Redação Publicado em 18/04/2021, às 15h00

A masturbação mútua não é uma forma de transmissão do HIV - iStock

Se duas pessoas se masturbam juntas, sem haver penetração, ainda assim há risco de contrair HIV?

A resposta é não. Independente de ser homens ou mulheres se masturbando, não há risco de contrair o HIV dessa forma. Mas caso haja penetração, o ideal é usar camisinha ou fazer uso de PrEP.

O que é PrEP?

A PrEP, para quem não sabe, é a Profilaxia Pré-Exposição ao vírus HIV, causador da Aids. Consiste em tomar um remédio diariamente (uma combinação de dois antiretrovirais), que é altamente eficaz na prevenção da infecção pelo vírus HIV.

Quando a pessoa toma esse remédio corretamente, é possível evitar a multiplicação e a infecção pelo vírus. Então, pode-se dizer que a PrEP é muito confiável, afinal, os resultados têm sido muito bons e as pesquisas científicas mostram uma prevenção muito eficaz contra o vírus HIV.

Vale lembrar que a prevenção é indicada a pessoas que se expõem a risco, como pessoas que vivem em relações sorodiferentes (quando uma é positiva e a outra não), homens que fazem sexo com homens, mulheres trans, profissionais do sexo ou pessoas que vivem em situação de privação de liberdade, por exemplo.

Entretanto, é importante discutir com o seu médico sobre a recomendação da PrEP. Vale lembrar, também, que a terapia não protege contra outras infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), então o uso de preservativo continua sendo necessário, assim como a testagem e acompanhamento de eventuais infecções que possam surgir.

Veja também:

masturbação HIV PrEP

Leia também

Fiuk diz que não se masturbou no reality; faz mal ficar muito tempo sem isso?


Covid-19: somos "seres sociais" em busca de um local tranquilo


Masturbação ou sexo em excesso podem fazer mal?


O que é mais importante: vacina para prevenção ou a cura do HIV?