Doutor Jairo
Leia » Dúvida

É possível engravidar quando a menstruação está atrasada?

A data da ovulação pode mudar, por isso a tabelinha como método exclusivo é arriscado - iStock
A data da ovulação pode mudar, por isso a tabelinha como método exclusivo é arriscado - iStock

Redação Publicado em 06/07/2021, às 14h10

Doutor, se a menstruação estiver atrasada e eu tiver uma relação sem camisinha nesse período do atraso, há risco de gravidez?

Primeiramente, o risco de engravidar ao ter uma relação sexual perto da chegada da menstruação é muito pequeno. Se uma mulher menstrua todo dia 15, por exemplo, a sua ovulação acontece 14 dias antes do primeiro dia de menstruação – bem no meio do ciclo – sendo que o período fértil abrange os três dias que antecedem e os três que sucedem essa data.

Assim, nesse exemplo, o intervalo de tempo de maior chances de gravidez – chamado de período fértil – ocorre logo no início de cada mês. A grande questão é que, por algum motivo, o ciclo pode ficar desregulado, perdendo todos esses parâmetros. 

Não dá para confiar só na tabelinha 

Muitas variáveis podem acontecer no meio do caminho, como: a mulher ter um ciclo irregular, a data da menstruação mudar com frequência por ela está mais estressada ou doente, por exemplo, bem como pela interferência de outros fatores emocionais. Além disso, muitas meninas, no começo da vida sexual, apresentam oscilações hormonais importantes. 

Nesse contexto, não se sabe ao certo em qual momento do ciclo a mulher está e, consequentemente, a data da ovulação acaba sofrendo alteração. Será que ela ovulou mesmo no começo do mês? A qualquer momento a ovulação pode ter acontecido, assim como a menstruação pode chegar. 

Portanto, confiar apenas na tabelinha pode ser um pouco arriscado e ela não deve ser usada como método exclusivo para evitar uma gravidez.

Confira:

Use sempre camisinha

Com a irregularidade menstrual e a dificuldade de determinar ao certo quando a mulher está no seu período fértil, é ainda mais importante utilizar preservativo em todas as relações sexuais, mesmo durante o período do atraso menstrual. 

Além disso, também vale consultar um ginecologista para saber quais as opções de métodos anticoncepcionais que ajudarão a evitar uma gravidez indesejada e tornar o ciclo da mulher mais regular. 

Caso o casal tenha um relacionamento estável e queira ter relações sexuais sem o uso de camisinha, alguns cuidados precisam ser tomados: 

  1. Fazer uma consulta médica: a mulher deve se consultar com ginecologistas e o homem com urologistas para fazer testes a fim de diagnosticar possíveis Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e ter certeza que nenhum dos dois vai transmitir uma infecção para o outro;
  2. Ao deixar de usar o preservativo durante as relações sexuais, é preciso ter um pacto de fidelidade. Isto é, combinar que o casal só fará sexo entre eles e, caso ocorra algo fora do relacionamento, é essencial usar camisinha com essa terceira pessoa.

Veja também: