Jairo Bouer explica que apenas de 1% a 2% dos fumantes conseguem largar o hábito sozinhos
Redação Publicado em 18/03/2021, às 09h00
É possível parar de fumar por conta própria? Meu noivo odeia que eu fume dentro de casa
“Seu noivo odiar que você fume já é um bom motivo para parar”, começou Jairo Bouer, diante da dúvida enviada por uma seguidora. “E mais! Ele odeia que você fume dentro de casa, então seria importante, mesmo que você não consiga parar de fumar, evitar fazer isso em ambientes fechados”. Diz o médico, alertando que os fumantes passivos também têm impacto na saúde.
“Muita gente tenta parar por conta própria e não consegue. Os especialistas dizem que de 1% a 2% das pessoas que tentam isso, sem usar nenhum tipo de recurso, têm sucesso. Ou seja, de cada 100 pessoas, apenas uma ou duas atingem o objetivo”, explica Jairo.
A saída para isso é procurar um especialista, para que ele avalie o hábito de tabagismo e pense em estratégias. Existe, por exemplo, a reposição de nicotina. Outros meios podem ser o uso de alguns medicamentos que diminuem a vontade de fumar, ou ainda a combinação de reposição de nicotina e esses medicamentos. Além disso, há outros recursos mais naturais, como meditação, atividade física, etc. Mas seria importante conversar com um especialista para que ele oriente esse processo e aumente as chances de se livrar desse hábito.
Fiuk ganha prova de resistência e vira meme: cigarro faz mesmo mal?
BBB21: Por que Fiuk fuma tanto?
Pod: mania entre jovens, versão de cigarro eletrônico não é segura
Irritação excessiva após largar o cigarro é comum?