Lençóis acumulam células mortas da pele, suor, poeira e possivelmente até outros fluidos corporais
Redação Publicado em 15/03/2022, às 12h00
Você lava as mãos depois de usar o banheiro e se ensaboa no chuveiro pelo menos uma vez por dia. Talvez você até jogue sua fronha no cesto mais de uma vez por semana para evitar o acúmulo de bactérias que podem resultar em acne. Mas é provável que haja uma coisa que você não está lavando com a frequência que deveria: seus lençóis.
Não se sinta mal. Se os resultados de uma pequena pesquisa significam alguma coisa, a maioria das pessoas também não está lavando os lençóis o suficiente. De acordo com uma pesquisa feita nos Estados Unidos, as mulheres esperam em média 19 dias para lavar a roupa de cama, enquanto os homens demoram 29 dias, o que significa que seus lençóis são limpos apenas uma vez por mês.
Na verdade, não há um consenso sobre qual o intervalo ideal de troca, mas dermatologistas acreditam que o ideal seja lavar seus lençóis uma vez por semana, não importa o que você faça ou não faça neles. Porque mesmo quando você dorme de pijama da cabeça aos pés, seus lençóis acumulam uma carga noturna de células mortas da pele, suor, poeira e possivelmente até pequenas quantidades de outros fluidos corporais.
Segundo a Sociedade Brasileira de Dermatologia (Regional RS), os ácaros presentes em roupas de cama, cortinas e tapetes podem ser prejudiciais, favorecendo o surgimento de lesões, coceira e, em um segundo momento, até infeções secundárias na pele. Estão mais suscetíveis aqueles que têm a pele mais sensibilizada e com uma barreira de proteção diminuída.
Então você fez sexo – isso muda a regra de uma vez por semana? Segundo especialistas, se for um parceiro regular, continua valendo: troque os lençóis pelo menos uma vez por semana – e mais se houver sujeira óbvia. Por sujeira, entenda uma mancha molhada onde seus corpos estavam, marcas pegajosas de lubrificante ou até mesmo uma leve umidade após uma sessão de sexo com direito a muito suor.
Como dito antes, esses fluidos podem criar bactérias, possivelmente desencadeando problemas de pele e infecções. Já se a mulher estiver menstruada, pode haver sangue; e é bem provável que haja sêmen. A saliva pode estar em cena, junto com o suor. Haverá fluidos vaginais e potencial para matéria fecal, se você participou de qualquer jogo anal.
Mas e se foi um encontro de uma noite? Como você provavelmente não sabe nada sobre os hábitos de higiene da pessoa, troque os lençóis após a conexão, apenas por segurança. E se você for se deitar com outra pessoa, preste atenção à etiqueta. Ninguém quer fazer sexo na mesma cama onde outro parceiro esteva há pouco tempo, quer tenham deixado para trás quaisquer fluidos corporais nojentos ou não.
Claro, há um truque simples para evitar bagunçar seus lençóis para que você não precise lavar as roupas de cama a toda hora: coloque uma toalha na cama (ou sofá ou no chão) antes de se deitar, o que deve absorver quaisquer fluidos. Quando terminar o “rala e rola”, você pode jogar a toalha e aconchegar-se em seus lençóis secos. E se a toalha ficar suja, pelo menos é muito mais fácil de lavar.
O tipo de lubrificante que você usa também pode reduzir o tempo de lavagem. Evite aqueles à base de silicone, que tendem a deixar manchas, e opte por produtos à base de água.
Veja também:
Higiene: coisas que você deve (e não deve) fazer depois do sexo
6 coisas no quarto que podem ter passado da validade e causar doença
Fazer xixi durante o banho é algo ruim? Urologista responde
Posso usar lencinho umedecido para fazer a higiene íntima?