Ejaculação retardada: o que é, sintomas e tratamento

Ejaculação retardada ocorre quando há incapacidade de ejacular ou quando leva mais tempo do que o normal para isso

Cármen Guaresemin Publicado em 04/10/2023, às 18h00

Disfunções sexuais como a ejaculação retardada podem ter muitas causas psicológicas - iStock

A incapacidade ou uma demora muito grande para ejacular é uma disfunção sexual que pode causar sofrimento. Encontrar tratamento pode ajudar a aliviar os sintomas e melhorar o bem-estar geral. As disfunções sexuais podem perturbar os relacionamentos. A ansiedade em relação ao sexo ou ao desempenho sexual pode ocorrer em indivíduos com disfunções sexuais.

Algumas disfunções sexuais podem dificultar a concepção e as pessoas podem sentir grande ansiedade em relação ao seu desempenho sexual. Quando ocorrem disfunções sexuais, pode ser difícil falar sobre isso. Uma disfunção sexual é conhecida como ejaculação retardada. Porém, é possível encontrar tratamento para essa condição e recuperar uma vida sexual satisfatória.

O que é ejaculação retardada?

A ejaculação retardada ou anejaculação ocorre quando há incapacidade de ejacular ou quando leva mais tempo do que o normal para isso. É uma das muitas disfunções sexuais que podem levar à falta de satisfação com parceiros sexuais ou de relacionamento. A exaustão física durante o sexo e a demora mais longa do que o normal para ejacular são padrões nessa condição. Essa condição muitas vezes surge quando os homens estão à beira do orgasmo e não conseguem terminar. E isso pode causar um pouco de ansiedade de desempenho em torno do sexo.

Complicações da ejaculação retardada

Existem várias complicações e a disfunção sexual pode afetar a autoestima, a satisfação sexual e os relacionamentos pessoais.

Pesquisa de 2016 sugere que algumas complicações da ejaculação retardada incluem:

-ansiedade de desempenho em relação ao sexo
-níveis mais elevados de sofrimento no relacionamento
-níveis mais baixos de excitação sexual
-níveis mais elevados de problemas de saúde
-insatisfação sexual
-níveis mais baixos de atividade sexual
-dificuldade para conceber

Essas complicações podem prejudicar a saúde mental de um indivíduo. Existem também algumas complicações que envolvem a procura de tratamento para a ejaculação retardada; muitos homens podem ver isto como uma fonte de vergonha e constrangimento e é pouco provável que procurem tratamento.

Sintomas de ejaculação retardada

De acordo com o Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª edição, revisão do texto (DSM-5-TR), existem dois sintomas principais de ejaculação retardada: um atraso na ejaculação onde se leva um tempo significativo para ejacular, ausência ou ejaculação pouco frequente. Para que os sintomas atendam aos critérios estabelecidos pelo DSM-5-TR, os desafios com a ejaculação devem ocorrer de 75% a 100% das vezes. Esses problemas devem ocorrer persistentemente por pelo menos seis meses e causar sofrimento ou interrupção no funcionamento.

O que causa a ejaculação retardada?

A ejaculação retardada pode ter diversas causas. Pesquisa de 2018 sugere vários fatores que podem contribuir, mas esses não são bem compreendidos pelos pesquisadores.

As possíveis causas da ejaculação retardada incluem:

-medos em torno de vários aspectos do sexo e da intimidade
-conflitos internos em relação à orientação sexual
-envelhecimento
-sentir-se hostil e guardar ressentimento
-traços associados ao transtorno de personalidade obsessivo-compulsivo
-ansiedade de desempenho
-inúmeras condições médicas
-fortes convicções religiosas que levam à culpa
-distúrbios de saúde mental, como depressão
-hábitos de masturbação incomuns ou extenuantes
-orientação autossexual
-desejo sexual reduzido ou diminuído
-disparidades entre fantasias e parceiro
-disfunção sexual de seu parceiro
-excitação sexual inadequada

Todos esses fatores podem contribuir para a disfunção sexual. Além disso, alguns antidepressivos também podem causar ejaculação retardada. Se você tem essa condição, pode ser útil conversar com um médico para avaliar suas opções de tratamento.

Tratamento para ejaculação retardada

Muitos homens não procuram ajuda para a ejaculação retardada. Se você tem essa condição, pode sentir vergonha ou constrangimento. O tratamento não precisa ser vergonhoso e pode ajudá-lo a aliviar os sintomas que levam a uma vida sexual insatisfatória.

O tratamento da ejaculação retardada depende da causa da doença. Pesquisa de 2016 indica alguma eficácia limitada de alguns medicamentos para tratar a ejaculação retardada. Antes de tomar qualquer medicamento, é essencial ser honesto com seu médico sobre seu histórico de saúde e perguntar sobre quaisquer efeitos colaterais potenciais.

Outro aspecto da terapia da ejaculação retardada para muitos indivíduos é tratar quaisquer condições médicas que possam causar disfunção sexual. Várias condições médicas estão associadas à ejaculação retardada, e conversar com um profissional médico para descartar quaisquer causas médicas também pode ajudar a tratar os sintomas. Disfunções sexuais como a ejaculação retardada também têm muitas causas psicológicas. Portanto, a terapia, especificamente a terapia sexual, pode ajudar a tratar disfunções sexuais e melhorar o bem-estar do relacionamento.

Fonte: Psych Central

ejaculação retardada; anejaculação; saúde mental; saúde sexual; saúde masculina

Leia também

Meu namorado demora muito para ejacular; o que fazer?


Ejaculação retardada: pandemia tem culpa?


Ejaculação demora e sai pouco esperma; o que acontece?