Redação Publicado em 17/02/2023, às 09h00
Quase todo mundo acha que sexo é bom quando é espontâneo, como nos filmes de Hollywood. Mas psicólogos da Universidade de York, no Canadá, acabam de derrubar esse mito, para alívio de muitos casais que já passaram da fase de lua-de-mel. Eles testaram a hipótese e garantem: planejar o sexo com antecedência pode gerar tanto prazer quanto as relações que "simplesmente acontecem".
Segundo uma das pesquisadoras, a psicoterapeuta Katarina Kovacevic, do laboratório de relacionamento e saúde sexual da universidade, existe muita resistência por parte dos casais quando os profissionais propõem colocar o sexo na rotina da mesma forma que colocamos o cabelereiro ou o cinema.
“Acho que é por causa do que vemos na mídia", diz a pesquisadora. "Mas o engraçado sobre isso é que há muito planejamento nessas cenas – toda uma equipe de produção está lá, os atores memorizam suas falas ”, ironiza.
Katarina e a professora de psicologia Amy Muise, junto com outros pesquisadores, avaliaram mais de 300 indivíduos em relacionamentos românticos por meio de uma pesquisa online. Depois, analisaram as respostas de outro grupo de mais de 100 casais, que fizeram relatos diários sobre sua vida afetiva e sexual. A ideia era descobrir o que as pessoas acham sobre sexo planejado e espontâneo, e se essas crenças se traduziam em maior ou menor satisfação nos encontros sexuais reais.
Os resultados foram publicados no Journal of Sex Research. Na primeira parte do estudo, a ideia de que o sexo espontâneo é melhor estava correlacionada à satisfação relatada. Já no segundo grupo, ao olhar para o encontro sexual mais recente dos participantes, eles descobriram que não havia diferença em quão satisfatório tinha sido o sexo planejado ou espontâneo.
Kovacevic diz que quando terapeutas como ela falam sobre sexo planejado, eles não querem necessariamente dizer que é preciso agendá-lo num dia e horário específico, como às terças-feiras, depois de preparar o jantar e antes de guardar as roupas no armário. Mas é importante não deixar as relações a cargo do acaso.
Embora planejar o sexo possa parecer uma tarefa árdua para alguns, a antecipação do evento às vezes também pode estimular o desejo. As pesquisadoras lembram que as pessoas adotam o planejamento para sair de férias ou para subir na carreira – por que cuidar da vida sexual do casal não pode entrar na lista?
Com a chegada do feriado de Carnaval, que tal aproveitar o clima de festa e relaxamento para marcar um encontro na cama? O único conselho é não extrapolar na comida ou no álcool antes desse horário, ou é provável que a intenção seja deixada de lado.
Veja também: