Redação Publicado em 19/08/2021, às 11h00
Parece que, realmente, o cachorro é o melhor amigo do homem! Segundo uma pesquisa realizada por acadêmicos da Universidade de British Columbia, acariciar e brincar com um cãozinho pode ter um grande impacto no bem-estar dos alunos!
Para chegar a essa conclusão, os pesquisadores dividiram 284 alunos em três grupos: um poderia interagir com um cão de terapia, mas não tinha permissão para tocá-lo, enquanto um segundo grupo podia interagir e tocar no animal. Já o terceiro grupo, um controle, encontrou-se com um adestrador de cães, mas nenhum cão.
Antes do experimento, os voluntários foram questionados sobre seu bem-estar geral - incluindo conexão social, felicidade, integração na comunidade do campus, estresse, saudades de casa, solidão, afeto positivo e negativo.
Todos os grupos observaram alguma melhora, mas apenas o grupo com permissão para acariciar seu cão de terapia demonstrou uma grande melhora em todas as categorias.
Confira:
“Tem havido uma série de estudos que descobriram que intervenções auxiliadas por cães melhoram significativamente o bem-estar dos participantes, mas foram poucas as pesquisas sobre quais interações fornecem os maiores benefícios”, disse John-Tyler Binfet, diretor da escola Building Academic Retention Through K Programa -9s (BARK), disse em um comunicado. “Sabemos que passar tempo com cães de terapia é benéfico, mas não sabíamos o porquê.”
Outro estudo detalhado sobre o assunto, publicado na revista Anthrozoös em maio deste ano, descobriu que os programas de gerenciamento de estresse com foco em cães de terapia não apenas reduziram a ansiedade dos alunos, mas também melhoraram suas habilidades de pensamento.
Depois de completar um programa de quatro semanas com terapia animal, os alunos melhoraram as habilidades cognitivas, em comparação com outros que participaram de workshops de gerenciamento de estresse que não envolviam animais.
O aumento no poder do cérebro persistiu por pelo menos quatro semanas, de acordo com a análise publicada no jornal AERAOpen da American Educational Research Association.
Um estudo de Pendry de 2019 também mostrou que fazer carinho em animais por apenas dez minutos pode reduzir o estresse dos alunos a curto prazo.
“Os resultados foram muito fortes”, disse Pendry em um comunicado na época. “Vimos que os alunos que estavam em maior risco acabaram tendo as maiores melhorias no funcionamento executivo, na condição de interação humano-animal.”
Assista também: