Redação Publicado em 01/07/2021, às 13h30
Um estudo da Fiocruz (Fundação Oswaldo Cruz) já havia alertado alertado para a frequência com que o vírus Sars-Cov-2 poderia ser transmitido para animais de estimação. O trabalho ainda sugeria que bichos castrados poderiam ser mais suscetíveis à infecção.
Agora, uma pesquisa realizada pela Universidade de Utrecht com moradores da Holanda tornou essa informação ainda mais evidente. Foram observados 310 animais de estimação, de 196 domicílios onde a doença foi detectada. Desse total, seis gatos e sete cães apresentaram um resultado de PCR positivo, enquanto 54 outros animais testaram positivo para anticorpos contra o vírus.
Confira:
“Se você tem Covid, deve evitar o contato com seu gato ou cachorro, assim como faria com outras pessoas”, aponta Els Broens, da Universidade de Utrecht. “A principal preocupação não é a saúde dos animais, mas o risco potencial de que os animais de estimação possam atuar como reservatórios do vírus e reintroduzi-lo na população humana”.
Segundo os pesquisadorse, não há evidência de transmissão de animal para tutor até o momento. No entanto, seria difícil de detectar esses casos, já que o vírus ainda está se espalhando facilmente entre as pessoas, de forma geral.
A boa notícia, porém, é que a maioria dos animais infectados tende a ser assintomática ou apresentar sintomas leves de Covid-19. Além disso, os testes mostraram que todos os animais que testaram positivo para o vírus conseguiram eliminar a infecção e criar anticorpos contra ela.
Assista também: