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Estudo mostra que pessoas compartilham conteúdo para dar apoio

Por mais que alguns digam que não se importam com o que os outros pensam, os humanos querem que gostem deles - iStock
Por mais que alguns digam que não se importam com o que os outros pensam, os humanos querem que gostem deles - iStock

Redação Publicado em 26/07/2021, às 11h20

Pessoas postam 500 milhões de tweets e 4 bilhões de peças de conteúdo no Facebook por dia. O que os leva a fazer isso? O desejo de compartilhar e se conectar com outras pessoas parece óbvio. Mas, apesar de quão tóxico o ambiente da mídia social possa se tornar, as pessoas mais frequentemente compartilham atitudes que são estruturadas em termos de apoio em vez de oposição, de acordo com uma nova pesquisa. Isso acontece independentemente de a opinião em si ser positiva ou negativa.

A pesquisa descobriu que as pessoas eram mais propensas a se expressar sobre essa questão em termos de “Eu apoio a liberação de armas”, ou “Eu apoio a proibição de armas”, versus “Eu me oponho ao banimento de armas”, ou “Eu me oponho à permissão de armas”.

“Há muitas questões polêmicas em que ambos os lados falam sobre o que apoiam – pró-vida e pró-escolha no aborto, por exemplo”, disse a pesquisadora Rhia Catapano, professora assistente de marketing da Rotman School of Management da Universidade de Toronto, no Canadá. “É muito raro vermos posições que se enquadrem, principalmente em termos dos que se opõem.”

Apoiar-opor

A equipe testou a ideia do “enquadramento apoiar-opor” por meio de dez estudos no campo, on-line e em laboratório. Uma amostra de tweets ao longo de um mês mostrou que cerca de 50.000 deles foram enquadrados em linguagem de apoio, em comparação a cerca de 1.100 que falavam que eram contra.

Ainda mais revelador, os tweets usando linguagem de apoio foram retuitados 624 vezes, em média, em comparação a apenas 28 vezes para tweets que falavam do que as pessoas se opunham. A teoria se sustentava se o assunto era casamento entre pessoas do mesmo sexo, controle de armas, autoisolamento como medida de saúde pública contra a Covid-19 ou mesmo apoio/oposição a políticos ou marcas comerciais.

Entender por que as pessoas fazem isso tem a ver com motivadores psicológicos. Mostrar apoio a algo parece uma declaração mais forte de nossos valores pessoais e de quem somos, em vez de quem não somos. E por mais que alguns acreditem que não se importam com o que os outros pensam deles, os humanos querem que gostem deles; assim, expressar opiniões por meio de declarações de apoio faz com que sintamos que estamos causando uma melhor impressão social.

Isso foi confirmado quando os participantes foram questionados em um experimento sobre o que pensavam da importância do autoisolamento durante um surto de Covid-19. Eles se mostraram mais dispostos a compartilhar atitudes de apoio sobre a questão e disseram que isso expressaria mais seus valores e deixaria uma impressão mais positiva.

Compartilhar

A mídia social tem sido um terreno fértil para pesquisadores de psicologia social interessados em entender o que faz as pessoas compartilharem o que pensam. Essa é a primeira vez que uma pesquisa explorou a influência de como uma opinião é estruturada sobre o que as pessoas decidem compartilhar.

Além de dar dicas sobre como alavancar a mídia social para obter apoio para produtos, causas ou indivíduos, as descobertas são relevantes para qualquer um interessado em fazer as pessoas discutirem assuntos importantes, mas controversos, em vez de se esquivarem deles, como pesquisadores ou comunicadores de saúde pública.

Para os pesquisadores, se queremos encorajar mudanças positivas no comportamento ou nas atitudes das pessoas, podemos mudar a forma como falamos sobre essas ideias. O estudo foi postado on-line e está publicado na edição impressa deste mês do Journal of Personality and Social Psychology.

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