Ataques cardíacos em mulheres são subestimados por médicos, diz estudo

Além disso, elas demoram cerca de doze horas a mais do que os homens para buscar ajuda médica

Redação Publicado em 14/03/2021, às 09h00

Mulheres e homens com dor no peito devem procurar ajuda médica com urgência - iStock

Segundo um estudo apresentado no congresso científico online da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC), a dor no peito costuma ser diagnosticada de forma incorreta com maior frequência em mulheres do que em homens. Além disso, elas esperam cerca de 12 horas a mais que eles para buscar ajuda médica quando experienciam esse sintoma.

Uma das responsáveis pelo estudo, Gemma Martinez-Nadal, do Hospital Clinic of Barcelona, na ​​Espanha, contou que há uma diferença de gênero entre as avaliações de dor no peito. Os médicos costumam subestimar o ataque cardíaco em mulheres, o que é perigoso, pois leva a maiores riscos de diagnóstico tardio e incorreto.

Diagnóstico incorreto

Para avaliar essa afirmação, o estudo examinou as diferenças de gênero na apresentação, diagnóstico e tratamento de pacientes admitidos com dor no peito, em um determinado departamento de emergência, entre 2008 e 2019. As informações foram coletadas levando-se em consideração os fatores de risco para um ataque cardíaco, como hipertensão e obesidade. Os pesquisadores registraram o diagnóstico inicial do médico após a primeira avaliação de cada paciente, que é baseada na história clínica, exame físico e eletrocardiograma. Outros exames, como os de sangue, só ocorrem numa segunda etapa. 

Foram incluídos 41.828 pacientes com dor torácica, dos quais 42% eram mulheres. A idade média das mulheres era 65 anos, e a dos homens, 59 anos. As mulheres eram significativamente mais propensas a chegar tarde ao hospital, o que foi definido, no estudo, como esperar 12 horas ou mais após o início dos sintomas. Esse atraso para procurar ajuda médica ocorreu em 41% das mulheres, em comparação com 37% dos homens.

"Isso é preocupante, pois a dor no peito é o principal sintoma da redução do fluxo sanguíneo para o coração (isquemia) porque uma artéria se estreitou", disse Martinez-Nadal. "Isso pode levar a um infarto do miocárdio, que precisa de tratamento rápido."

Mesmo com fatores de risco

No diagnóstico inicial do médico, a síndrome coronariana aguda (sinais e sintomas da obstrução de uma artéria) tinha maior probabilidade de ser considerada como a causa da dor torácica nos homens do que nas mulheres. Em 93% dos pacientes, o eletrocardiograma não forneceu um diagnóstico definitivo. Nesses pacientes, o médico observou provável síndrome coronariana aguda (SCA) em 42% dos casos - 39% das mulheres e 44,5% dos homens. A suspeita significativamente menor entre as mulheres foi mantida apesar da presença de fatores de risco ou de dor torácica típica.

Martinez-Nadal explica que agravantes como hipertensão e tabagismo deveriam incutir uma maior suspeita de possível isquemia em pacientes com dor no peito. Mas a equipe observou que até mulheres com esses fatores de risco ainda tinham menor probabilidade que os homens de serem classificadas como pacientes com "provável isquemia".

É preciso mudar mentalidade

Nas mulheres, 5% das síndromes foram inicialmente mal diagnosticadas, enquanto nos homens isso ocorreu em 3% dos casos. Após análise, o sexo feminino foi um fator de risco independente para uma impressão inicial de que não se tratava de síndrome coronariana aguda.

A médica concluiu a pesquisa com o seguinte alerta: "O ataque cardíaco é tradicionalmente considerado uma doença masculina e tem sido pouco estudado em mulheres, que podem atribuir os sintomas ao estresse ou ansiedade. Mulheres e homens com dor no peito devem procurar ajuda médica urgentemente."

saúde ataque cardíaco diferença de gênero

Leia também

Pandemia aumentou desigualdades de gênero dentro de casa, diz pesquisa


Estudo sugere relação entre ataque cardíaco e estresse a longo prazo


Médica trans é nomeada por Biden para ajudar no combate à Covid-19


Tenho sopro no coração e ejaculo rápido demais. Os dois estão relacionados?