Estudos mostram que apps de namoro podem piorar autoestima e humor

Um estudo realizado em Israel mostrou que o uso de apps de namoro pode trazer consequências negativas

Redação Publicado em 05/01/2021, às 18h02

Passar muito tempo nos aplicativos de namoro pode causar FOMO, o que aumenta o nível de estresse - iStock

Um estudo realizado pela Universidade Ariel, em Israel, observou o comportamento de 500 jovens que utilizam aplicativos de namoro e chegou à conclusão de que esse hábito pode aumentar o nível de estresse.

O Fomo ("Fear of Missing Out", ou "medo de perder", em português) é uma das principais consequências deixadas pelos aplicativos. Caracterizado por baixa autoestima, mau humor, ansiedade social e outros sintomas, o Fomo se manifestava nos jovens a partir do momento que eles sentiam necessidade de entrar muitas vezes ao dia nos aplicativos.

Mais de 80% dos alunos solteiros fazem uso de apps para namoro, e cerca de 25% deles admitem que entram no aplicativo mais de cinco vezes por dia.

Saiba mais sobre aplicativos de namoro:

"Oportunidade melhor"

Outro dado interessante é que, após sair em um encontro proporcionado pelos apps, cerca de 60% das alunas afirmaram terem sentido uma certa "perda de oportunidade melhor" em comparação a 44% de homens com a mesma sensação.

Isso porque são tantas as opções disponíveis nesses aplicativos que as pessoas acabam tendo a sensação de não estarem aproveitando direito o tempo que têm.

A solução, para esses pesquisadores, é o desenvolvimento de programas para apoiar e fornecer informações em ambientes acadêmicos sobre aplicativos de namoro, a fim de que seja mais fácil lidar com Fomo e a ansiedade gerada por ele.

estresse ansiedade FoMO app de namoro

Leia também

Prazer ao consumir álcool pode indicar risco de problemas no futuro


Namorado entrou em um app de paquera gay. É traição?


Aplicativos de encontro e HIV


Homens que usam Tinder têm autoestima mais baixa, segundo estudo