O melhor remédio para evitar a ressaca é não beber demais. Mas, para muita gente, essa recomendação se perde junto com o controle sobre as doses de álcool a mais.
Afinal, o que causa esse mal-estar no dia seguinte a uma bebedeira? No processo de metabolização do álcool, são liberadas algumas substâncias tóxicas, responsáveis por sintomas como dor de cabeça, cansaço, prostração, aversão à luz, lentidão, dor de estômago, e náusea.
Veja algums recomendações para lidar melhor com essa reação do seu organismo:
1. Descanse o máximo que puder. E evite dirigir de ressaca, porque os efeitos do álcool sobre seus reflexos é mais duradouro do que se imagina, sem contar que a bebida prejudica muito a qualidade do seu sono.
2. Tome muito líquido. A desidratação é uma das principais causas do mal-estar. Além de caprichar na água, na água de coco e nos sucos, procure incluir alimentos ricos em água no prato também, como frutas, legumes e verduras.
3. Café ajuda, mas não exagere. Apesar de um pouco de cafeína ser útil para quem está com dor de cabeça, tente não compensar o estrago com o excesso dessa substância, que pode prejudicar os níveis de hidratação do corpo e ainda irritar o seu estômago, potencializando ainda mais a ressaca.
4. Consuma alimentos mais leves. Enquanto estiver de ressaca, prefira comidas mais leves e evite alimentos muito gordurosos, pois eles vão demandar um processo de digestão mais difícil. Repor os sais minerais também pode ser importante, já que eles também são eliminados juntos com os líquidos.
5. Modere nos analgésicos e antiácidos. Tudo bem algum analgésico que você já tenha utilizado antes, mas não vale abusar. Certos remédios para alívio da dor irritam o estômago, que já está prejudicado pela ação do álcool. E o excesso de antiácidos pode causar efeito rebote.
Dr. Jairo Bouer
Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr