Redação Publicado em 18/05/2021, às 17h37
Doutor, existe remédio para ejaculação precoce ou só tratamento?
Sim! Existem alguns medicamentos que podem ser utilizados para controlar a ejaculação precoce, como é o caso de antidepressivos, que têm como efeito colateral o retardo da ejaculação. Além disso, há uma substância específica - que não é comercializada no Brasil - chamada dapoxetina que também pode ser utilizada para esse fim.
Entretanto, é muito mais importante e indicado procurar um especialista para aprender técnicas de controle da ansiedade do que usar esses remédios.
A causa número um de ejaculação precoce está relacionada à chamada ansiedade de performance: o homem inexperiente e ansioso acaba ficando mais inseguro e cria uma expectativa em relação ao seu desempenho sexual. Essa tensão emocional faz com que ele não consiga lidar com o seu desejo, ejaculando muito rápido e antes do momento em que gostaria.
Já que a ansiedade é a principal razão para o problema, o primeiro passo é tentar controlá-la e identificar suas motivações com o objetivo de retardar a ejaculação. Caso a dificuldade seja muito grande e o indivíduo muito ansioso, o ideal é buscar a ajuda de um terapeuta.
Se a causa da ejaculação precoce for a ansiedade, o que realmente pode fazer diferença é entender o que tem impulsionado toda essa insegurança e expectativa. Isso está diretamente relacionado à intimidade com a parceira ou parceiro, assim como com a confiança em si para ficar mais tranquilo e menos encanado com o tempo da ejaculação.
Algumas técnicas podem ajudar a criar obstáculos para o prazer e permitir ao homem controlar melhor o tempo de ejaculação. Uma das estratégias é, no meio da relação, dar uma parada e/ou tirar o pênis de dentro da vagina. Ou, se for sexo oral, interromper por algum tempo. Outra ideia é mudar de posição.
Alguns homens fazem uso de géis retardantes e de camisinhas com efeito anestésico para diminuir a sensibilidade da glande (cabeça do pênis). Em teoria, isso poderia prolongar o tempo da ejaculação. Porém, na prática, o efeito é muito modesto, já que a grande responsável pela ejaculação precoce continua sendo a ansiedade.
Veja também: