Redação Publicado em 17/09/2022, às 16h00
Durar mais tempo na cama pode prolongar o prazer e dar à pessoa uma maior sensação de controle. Ser capaz de continuar as atividades sexuais por períodos mais longos pode ajudar todas as partes a terem sexo satisfatório e atingirem o orgasmo.
Um estudo de 2020 sugere que, em média, a mulher em um relacionamento heterossexual monogâmico precisa de 13,41 minutos para atingir o orgasmo da relação peniano-vaginal. Em contrapartida, um estudo de 2005 descobriu que o homem heterossexual médio precisa de apenas 5,4 minutos para ejacular.
A seguir, confira alguns métodos diferentes que as pessoas podem tentar para durarem mais tempo na cama:
As definições de ejaculação precoce variam. A Associação Americana de Urologia, por exemplo, considera a ejaculação precoce qualquer momento em que uma pessoa ejacula mais cedo do que ela ou parceiros gostariam. Outras organizações atribuem prazos específicos. Por exemplo, a Sociedade Internacional de Medicina Sexual sugere que ejacular em três minutos ou menos pode se qualificar como ejaculação precoce.
O Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM-5) fornece um período de tempo mais curto de cerca de um minuto. O período de tempo é menos importante do que como a ejaculação afeta o relacionamento. Se uma pessoa ejacula tão cedo que causa angústia ou dificulta o sexo, justifica o tratamento. Mesmo quando o período de ejaculação de uma pessoa está dentro da faixa normal, ela ainda pode querer durar mais.
A medicação pode ajudar na ejaculação precoce, mas o médico geralmente só a prescreve quando outros tratamentos falharam. Um grupo de antidepressivos chamados inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRSs) pode alterar a função sexual e dificultar o orgasmo. Desta forma, os ISRSs podem ajudar a retardar a ejaculação e permitir que uma pessoa demore mais. Medicamentos para disfunção erétil, como o sildenafil (Viagra), podem ajudar uma pessoa a manter sua ereção depois de ejacular. Como resultado, pode continuar tendo relações sexuais, mesmo após um orgasmo.
Qualquer coisa que diminua a sensibilidade do pênis pode ajudar uma pessoa a retardar a ejaculação. Alguns médicos podem recomendar cremes ou sprays anestésicos. Normalmente, as pessoas podem aplicar o creme ou spray na cabeça do pênis de 20 a 30 minutos antes da penetração sexual. Eles devem então enxaguar o produto cinco a dez minutos antes do sexo para que o agente anestésico não impeça uma ereção ou faça com que a outra pessoa sinta dormência vaginal ou anal. Usar um preservativo pode ajudar pela sensação de entorpecimento adicional.
Algumas pessoas podem achar que as preliminares lhes dão a chance de estender a atividade sexual. Elas podem dar prazer e satisfazer as outras pessoas sem a preocupação de ejacular cedo. Em uma amostra de 1.055 mulheres que completaram uma pesquisa confidencial nos Estados Unidos, apenas 18,4% disseram que a relação pênis-vaginal por si só era suficiente para o orgasmo. No total, 36,6% relataram que a estimulação do clitóris era necessária para o orgasmo durante a relação sexual.
Em uma pesquisa no Reino Unido, 83,2% das 1.250 participantes do sexo feminino observaram que a estimulação do clitóris era necessária para atingir o orgasmo. Portanto, as pessoas podem achar útil incorporar sexo oral ou estimulação manual em suas atividades sexuais, principalmente se for improvável que o sexo com penetração dure o suficiente para que todas as partes atinjam o orgasmo.
Os brinquedos sexuais dão a uma pessoa com ejaculação precoce uma maneira diferente de praticar o controle do orgasmo. Ela pode tentar se masturbar apenas com brinquedos sexuais e, em seguida, interromper a estimulação logo antes do orgasmo. Depois de esperar alguns momentos, deve tentar novamente. Brinquedos sexuais também podem aumentar o prazer dos parceiros, especialmente se for impossível ter penetração por tempo suficiente para que cheguem ao orgasmo. Uma pessoa pode também estimular o clitóris durante a relação sexual e, em seguida, usar um vibrador ou outro brinquedo sexual para atingir o orgasmo.
Várias técnicas sexuais podem ajudar a retardar a ejaculação. Quando uma pessoa as pratica consistentemente, podem funcionar muito bem e aumentar progressivamente a duração do sexo. Confira:
A psicoterapia pode ajudar uma pessoa a identificar causas psicológicas subjacentes de sua ejaculação precoce, como ansiedade. Um terapeuta também pode recomendar exercícios personalizados para retardar a ejaculação e prolongar a atividade sexual. Muitos casais acham que participar de sessões de aconselhamento sexual juntos ajuda na ejaculação precoce. O terapeuta certo pode aliviar os medos de ambos os parceiros sobre os efeitos da ejaculação precoce e recomendar atividades compartilhadas para tornar o sexo mais agradável.
O biofeedback usa informações elétricas para ajudar uma pessoa a treinar novamente seu corpo para retardar a ejaculação. Com o tempo, uma pessoa aprende a controlar o desejo de ter um orgasmo. Na maioria dos casos, a pessoa faz biofeedback no consultório de um médico ou fisioterapeuta. Durante cada sessão, o profissional de saúde pode usar uma sonda para medir as sensações durante a masturbação ou outras formas de estimulação. Em seguida, instruir o cliente a fazer exercícios, visualização ou outras técnicas para retardar a ejaculação durante a estimulação.
Exercícios do assoalho pélvico podem fortalecer os músculos que sustentam a bexiga e permitir a ejaculação. Ao urinar, uma pessoa pode ficar tensa e interromper o fluxo por cinco a dez segundos, depois começar a urinar novamente. Algumas pessoas acham que a fisioterapia do assoalho pélvico oferece alívio significativo. Um fisioterapeuta diagnosticará problemas com os músculos da região antes de recomendar exercícios em casa para fortalecer esses músculos. Com o tempo, isso pode prolongar o sexo e melhorar o controle da bexiga.
Um estilo de vida saudável pode melhorar a função sexual. Estudo de 2020 observa que tanto fatores físicos, como obesidade, tabagismo e abuso de substâncias, quanto fatores psicossociais, como estresse, ansiedade e depressão, podem prejudicar a função sexual. Tomar as seguintes medidas pode ajudar uma pessoa a alcançar uma vida sexual mais satisfatória:
Uma pessoa pode tentar muitas técnicas e métodos para durar mais tempo na cama. Isso pode envolver a adoção de um estilo de vida saudável ou a incorporação de preliminares, de brinquedos sexuais ou de novas técnicas sexuais nas atividades sexuais. No entanto, se a ejaculação precoce causar angústia ou dificultar o sexo, é aconselhável que a pessoa consulte um médico para obter ajuda. Se necessário, o médico pode encaminhar para um urologista ou terapeuta sexual.
Fonte: MedicalNewsToday
Veja também: