Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h41 - Atualizado às 23h54
Adolescentes que têm fácil acesso a álcool e drogas em casa são mais propensos a beber e usar essas substâncias aos 20 anos. É o que mostra um estudo feito pela Universidade do Estado do Michigan, nos Estados Unidos.
O trabalho analisou dados de cerca de 15 mil pessoas de um estudo nacional sobre saúde do adolescente, que envolveu entrevistas aos 16, 22 e 29 anos.
Os resultados indicam que a disponibilidade de álcool e drogas em casa é determinante para os padrões de consumo dos jovens no futuro, o que serve de alerta para quem tem filhos.
Segundo os autores, os participantes do sexo masculino relataram, com maior frequência, a existência dessas substâncias em casa do que as mulheres e, portanto, apresentaram mais tendência a consumi-las na idade adulta.
A pesquisa também mostrou, no entanto, que os brancos foram significativamente mais propensos a usar drogas e álcool quando adultos do que negros, hispânicos e asiáticos, apesar de esses últimos serem mais propensos a ter convivido com as substâncias em casa.