Doutor Jairo
Leia » Menopausa

Exposição à violência pode antecipar início da menopausa

A menopausa é o nome dado à última menstruação e marca o fim da fase reprodutiva da vida da mulher - iStock
A menopausa é o nome dado à última menstruação e marca o fim da fase reprodutiva da vida da mulher - iStock

Redação Publicado em 18/02/2022, às 16h00

Um novo estudo publicado na revista Menopause mostra que uma mulher exposta à violência, incluindo abuso ou testemunho de abuso de outras pessoas, como os filhos, acelera o envelhecimento reprodutivo e pode resultar na chegada da menopausa em idade precoce.

Anteriormente, a exposição à violência já tinha se mostrado associada a uma série de problemas de saúde física e mental. Pesquisas mais recentes vêm revelando sua conexão com o ritmo do envelhecimento reprodutivo. 

Vale lembrar que a menopausa precoce, quando a mulher encerra a vida reprodutiva antes dos 45 anos, está diretamente relacionada ao aumento dos riscos de desenvolver doenças cardíacas, osteoporose e ter uma morte prematura.

Além disso, estudos também têm demonstrado que o abuso sexual e físico infantil está associado à menarca (ou primeira menstruação) precoce. Acredita-se que essas associações entre violência e começo ou fim precoce da vida reprodutiva das mulheres trabalhem através da ruptura do eixo hipotalâmico-pituitário-adrenal – que tem um papel fundamental na resposta aos estímulos externos e internos – e da reação do corpo ao estresse.

Confira:

Quase nove anos de antecipação

O estudo foi projetado para avaliar como tanto as exposições de violência materna quanto infantil podem acelerar de forma independente o tempo da menopausa. Segundo os dados, o abuso físico da própria mãe na infância e o abuso sexual de seu filho estavam associados a uma idade mais precoce da menopausa.

Especificamente, mães que foram abusadas fisicamente na infância e têm um filho que sofreu violência sexual chegaram à menopausa, em média, 8,78 anos antes de mães sem histórico de abuso pessoal ou de seus filhos.

Para os pesquisadores, os resultados ressaltam o efeito devastador da exposição à violência, conhecida por afetar gerações subsequentes. Como mostra a pesquisa, a carga relacionada a essa vivência inclui a possibilidade do início precoce da menopausa e todos os potenciais desfechos adversos que esse fenômeno pode causar à saúde em longo prazo. 

A idade da menopausa pode ser hereditária?

A idade da entrada da mulher na menopausa pode sim ser influenciada pelo componente genético. Ou seja, filhas de mulheres que começaram a menstruar muito cedo, por exemplo, tendem a ter a sua primeira menstruação mais cedo também. O mesmo acontece quando se trata da menopausa. 

Entretanto, essa não é uma regra absoluta. Existem outros fatores capazes de influenciar o comportamento dos ovários. A única maneira de saber se a mulher está ou não entrando na menopausa é consultar um ginecologista, que pedirá alguns exames hormonais e, com os resultados em mãos, poderá fazer uma avaliação. 

Veja também: