E natural admirar alguém famoso por suas realizações, mas não viver em função disso
Redação Publicado em 14/04/2022, às 12h00
Quando alguém atinge o status de celebridade, seja qual for a sua área de atuação, é natural que se torne alvo de admiração. Você pode até seguir a jornada dessa pessoa nas mídias sociais ou compartilhar a alegria de suas experiências. E o indivíduo em questão pode até influenciar sua vida. Você pode se sentir motivado a viajar, fazer trabalho humanitário ou mudar seus hábitos, por exemplo, por causa do estilo de vida de alguém famoso.
Mas quando uma celebridade está sempre nos seus pensamentos, ou você sente que sua identidade depende da identidade dessa figura, é possível que você seja uma vítima da "síndrome de adoração a celebridades".
A síndrome é considerada por psicólogos um tipo de relacionamento parassocial – aquele que pessoas estabelecem com famosos, celebridades ou influenciadores digitais, e que ocorre quando o sentimento se transforma em fascinação e preocupação obsessivas. Tem sido descrita como um tipo de transtorno obsessivo-compulsivo, embora esta não seja uma condição clinicamente reconhecida no Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais, 5ª edição (DSM-5).
Como todos os relacionamentos parassociais, a síndrome de adoração a celebridades pode ser considerada um relacionamento unilateral e não recíproco, algo que também pode ser denominado "limerência". Envolve uma pessoa que está investindo muito tempo e energia em uma conexão com alguém (neste caso, uma celebridade) que quase sempre nem sabe que o admirador existe.
Interações e relacionamentos parassociais não são incomuns – ou necessariamente negativos. As conexões que você sente com celebridades, ou mesmo personagens fictícios, podem transmitir lições positivas na vida. Mas a síndrome de adoração a celebridades é mais do que uma relação parassocial. É um padrão de comportamentos que muitas vezes são obsessivos, compulsivos e viciantes.
Especialistas acreditam que isso ocorra de modo contínuo, e várias escalas foram desenvolvidas para medir seu nível de intensidade. Uma das mais proeminentes, a Escala de Atitudes de Celebridades, foi desenvolvida em 2002 e foi projetada para avaliar os níveis de adoração de famosos e como cada nível afeta o bem-estar mental. Até um terço do público em geral pode experimentar a adoração de celebridades em um nível patológico limítrofe.
Não há nenhuma causa direta conhecida da síndrome de adoração de celebridades. Como uma condição com propriedades obsessivo-compulsivas, a presença de certas condições de saúde mental pode desempenhar um papel no desenvolvimento do culto às celebridades.
As pessoas que podem ter uma chance maior de desenvolver tendências de adoração a celebridades incluem aquelas que vivem com:
-estilos de apego ansioso-ambivalente e evitativo
-neuroticismo
-psicoticismo
-materialismo
-orientação religiosa mínima
-propensão à fantasia
-baixa autoestima
-narcisismo
-inflexibilidade cognitiva (ser intransigente em crenças)
-má qualidade do relacionamento íntimo
-dificuldade em lidar com conflito
-depressão
-ansiedade
-transtornos e comportamentos obsessivo-compulsivos (compras compulsivas, por exemplo)
-dissociação
-limites pessoais pobres
-transtornos de dependência
De acordo com um estudo de 2018, outros fatores que podem aumentar suas chances de desenvolver a síndrome de adoração a celebridades incluem sonhar acordado com a pessoa, ter um forte desejo de ser famoso, além de apresentar comportamentos compulsivos, como uso obsessivo da internet.
Quando algo existe de modo contínuo – como adoração de celebridades –, pode se apresentar de várias maneiras e intensidades. A adoração de celebridades pode ser leve em alguns casos. Por exemplo, você pode nomear seu filho primogênito com o nome de seu ídolo ou mudar a maneira de se vestir com base em sua celebridade favorita.
As propriedades obsessivo-compulsivas do culto a celebridades também podem se apresentar de maneiras mais intensas. Fazer uma cirurgia estética para se parecer com sua celebridade favorita, por exemplo, pode ser considerado adoração a celebridades. Assédio, perseguição ou tentativas inapropriadas de interação também podem ser uma demonstração de adoração a celebridades em seu extremo.
A síndrome de adoração a celebridades nem sempre vira sua vida de cabeça para baixo, mas tem o potencial de impactar a rotina diária.
Relacionamentos
-Sejam eles íntimos, familiares, amigos e profissionais, essas conexões podem diminuir por causa do culto às celebridades.
-Você pode evitar eventos sociais presenciais, por exemplo, e ficar nas redes sociais voltadas a celebridades, como nas transmissões ao vivo.
-Você pode comparar injustamente seus parceiros românticos com as celebridades ou ignorar seu parceiro em favor de conexões com famosos.
-No mundo dos negócios, você pode não estar aberto a certas oportunidades se elas não se sentirem alinhadas com o que sua celebridade favorita apoia ou representa.
Bem-estar pessoal
-Embora a adoração de celebridades possa afetar as pessoas ao seu redor, também pode ter um impacto significativo no seu bem-estar. Pode ser uma manifestação de distúrbios obsessivos ou compulsivos, levando você a comportamentos prejudiciais relacionados a uma celebridade, como assédio.
-Você pode passar por procedimentos médicos desnecessários ou tratamentos invasivos na tentativa de se parecer mais com seu ídolo de celebridade.
-Você pode se comparar constantemente com sua celebridade favorita se tiver baixa auto- estima. Você pode se rebaixar ou ser excessivamente crítico se não cumprir o que considera ser o padrão deles.
-Adorar uma celebridade pode fazer você seguir recomendações de produtos que não fazem sentido para sua situação atual.
-Você pode acabar em dificuldades financeiras como resultado de compras relacionadas à adoração de celebridades.
Ter um relacionamento parassocial com uma celebridade não significa que você desenvolverá comportamentos negativos ou perderá relacionamentos. Algumas relações parassociais podem motivá-lo, ajudá-lo a aprender hábitos saudáveis e incentivar mudanças positivas no estilo de vida.
Admirar as pessoas ao seu redor, especialmente aquelas que alcançaram o status de celebridade, pode ser algo natural e saudável. Essas pessoas, geralmente, têm algo com o qual você se identifica – algo que o atrai e o cativa. Mas a natureza da síndrome de adoração a celebridades vai além da admiração em alguns casos, e pode até se transformar em comportamentos obsessivo-compulsivos.
Se sentir que você, ou alguém de quem você gosta, está exibindo comportamentos obsessivos relacionados à adoração a celebridades, falar com um profissional de saúde mental pode ajudar.
Veja também:
10 sinais de que você (ou alguém que conhece) pode ser um narcisista
Obsessão com aparência aumenta ansiedade ao namorar, mostram pesquisas
Cirurgião relata como redes sociais influenciam procedimentos estéticos
Transtorno de pânico: celebridades ajudam a desmistificar o problema