Falar a verdade sempre ou não? Estudo traz uma resposta

Pesquisadores avaliaram se pequenas mentiras poderiam evitar conflitos na vida a dois

Redação Publicado em 11/02/2025, às 10h00

Dizer a verdade pode ofender, mas ser desonesto pode afetar a confiança - iStock

“Você acha que eu estou bem com essa roupa?” A pergunta levanta uma questão ainda mais profunda: a honestidade é sempre a melhor política em um relacionamento romântico? Embora uma resposta sincera possa ofender e levar a uma briga, uma resposta desonesta pode gerar problemas de confiança no futuro. Afinal, dizer a verdade fortalece uma relação ou tem o efeito contrário?

A pesquisadora Bonnie Le, professora assistente no Departamento de Psicologia da Universidade de Rochester, pode ter a resposta—com base em um estudo recente com mais de 200 casais. Publicada no periódico Social Psychological and Personality Science, a pesquisa de sua equipe analisou o papel da honestidade em relacionamentos românticos.

Mudança que gostariam de ver no outro

O estudo, baseado em conversas presenciais entre parceiros românticos em um ambiente de laboratório, examinou os efeitos de expressar honestidade, perceber honestidade e discernir com precisão a honestidade entre parceiros que compartilhavam informações potencialmente ameaçadoras para o relacionamento.

Especificamente, os participantes conversaram individualmente com seus parceiros sobre uma mudança que gostariam de ver no outro.

O resultado?

De acordo com o estudo, o conselho é: sempre diga a verdade.

É claro que a maioria de nós valoriza a honestidade em nossos relacionamentos próximos, sejam eles românticos ou não. A honestidade pode ajudar a criar uma conexão e promover a intimidade; no entanto, também pode ferir nossos parceiros quando compartilhamos informações potencialmente ameaçadoras, como: “Eu realmente não gosto quando você faz x” ou “Eu gostaria que você fizesse y em vez disso.”

Efeitos a longo prazo

Mas, a longo prazo, a honestidade expressa e percebida tem vários efeitos positivos, de acordo com a equipe de Rochester.

“Descobrimos que ser mais honesto ao expressar uma mudança desejada previu um maior bem-estar pessoal e no relacionamento para ambos os parceiros, além de uma maior motivação do parceiro para mudar naquele momento,” diz Le. “O mesmo padrão surgiu quando a pessoa que recebia o pedido de mudança percebia honestidade em seu parceiro, independentemente de o parceiro estar sendo honesto ou não.”

Esforço para ser verdadeiro

A equipe descobriu que, mesmo que os parceiros em um relacionamento não compreendam perfeitamente ou percebam com precisão a honestidade um do outro, o simples ato de expressar honestidade e ser percebido como honesto pelo outro parceiro tem um efeito positivo no relacionamento e contribui para o bem-estar geral do casal. Essencialmente, o esforço para ser verdadeiro importa mais do que a precisão impecável na sua percepção.

“Esses resultados, em conjunto, sugerem que ser honesto e enxergar honestidade no parceiro pode beneficiar os relacionamentos,” diz Le. “Mesmo quando a verdade pode doer.”

Uma ressalva: essas conclusões são baseadas em uma amostra de casais em relacionamentos relativamente bons, de acordo com Le. Pesquisas futuras podem investigar se o mesmo padrão se mantém para casais em crise.

honestidade relacionamento verdade

Leia também

Você já se pegou pensando se o amor é uma ilusão?


Relacionamento romântico é mais importante para os homens ou para as mulheres?


Se ama alguém, deixe-o livre: você sabe interpretar este ditado?


As verdades da mentira; e uma delas é que todos mentimos