Redação Publicado em 24/03/2022, às 17h00
O interesse por ASMR – Autonomous Sensory Meridian Response ou, em português, Resposta Sensorial Autônoma do Meridiano – explodiu nos últimos dez anos. O que começou com um simples vídeo de sussurros no Youtube em 2009 já se tornou viral. Atualmente, vídeos como esse reúnem milhões de visualizações em diversas plataformas digitais.
A sigla faz referência a um estado emocional complexo que algumas pessoas experimentam quando ouvem, veem e sentem certos "gatilhos", como sussurros, espuma sendo apertada ou spray de água.
Segundo um artigo do The Conversation, o ASMR é algo semelhante a uma “massagem no cérebro” e provoca uma sensação de formigamento e de prazer que vem em ondas, começa na região do couro cabeludo, aumenta na nuca e pode se espalhar por todo o corpo.
O ASMR é uma questão de gosto. Existem pessoas que amam a sensação provocada por ele enquanto outras não suportam. Existem, também, aquelas que gostam apenas de um determinado tipo de conteúdo.
Segundo uma nova pesquisa da Universidade de Essex (Reino Unido), os fãs de vídeos ASMR são mais propensos a serem sensíveis ao seu entorno e a sentimentos. Publicado no The Journal of Research in Personality, o artigo revelou que essas pessoas são mais incomodadas pelo barulho e pelo movimento e, consequentemente, são facilmente superestimuladas.
Além disso, esses indivíduos também parecem ser mais sintonizados com suas sensações corporais, como notar mudanças físicas ao experimentar emoções. Mais de 500 participantes foram recrutados e avaliados para a experiência ASMR , bem como medidos para sensibilidade sensorial.
Confira:
Para os pesquisadores, pessoas altamente sensíveis podem ser capazes de experimentar sentimentos intensamente prazerosos como o ASMR, mas essa alta sensibilidade também tem desvantagens.
Por exemplo, o barulho de uma caneta clicando ou alguém mascando chiclete poderia desencadear uma reação negativa, que outros simplesmente ignorariam.
Existem os mais diversos tipos de ASMR, ou seja, “gatilhos” e estímulos sensoriais que impactam as pessoas de formas diferentes. Entre os mais conhecidos estão:
Veja também: