Tem algum problema fazer exercícios com maquiagem?
O médico Danilo Talarico, professor de pós-graduação em tricologia e transplante capilar, explica que usar maquiagem para malhar não é uma boa ideia. “Além da questão estética de derretimento e borramento com o pouco suor que se produz devido aos mecanismos de contenção da produção de sebo e suor dos produtos, incorremos no impedimento da resposta natural do tecido cutâneo ao exercício físico”, responde.
Ele acrescenta que os exercícios causam aumento da dilatação vascular microrregional, ou seja, dos vasos sanguíneos, o que gera uma cascata de alterações. Além da produção de suor para ajudar a regular a temperatura do nosso organismo, há uma elevação da produção de sebo, retenção hídrica (hidratação) e dilatação dos orifícios da pele (poros).
O uso mesmo de boas maquiagens, que são as não comedogênicas, sem óleos, sem parabenos e com baixo índice alergênico, vão atrapalhar ou até impedir a resposta da nossa pele a esse reflexo da atividade física”, conclui o médico.
Um pequeno estudo publicado recentemente no Journal of Cosmetic Dermatology testou os efeitos da aplicação de base na pele durante o exercício aeróbico.
O estudo incluiu 43 estudantes universitários saudáveis (20 homens e 23 mulheres). A base foi aplicada na metade do rosto dos participantes em duas áreas diferentes (testa e parte superior da bochecha). A outra metade do rosto serviu como controle.
A umidade aumentou após o exercício tanto nas zonas sem maquiagem quanto nas zonas maquiadas; no entanto, houve um aumento maior na umidade nas zonas maquiadas, o que pode ser resultado da maquiagem impedindo a umidade de evaporar da pele.
O tamanho dos poros aumentou na pele sem maquiagem após o exercício, mas não de forma significativa na pele com maquiagem. Isso pode indicar que usar maquiagem pode bloquear os poros. O nível de óleo aumentou nas zonas sem maquiagem e diminuiu nas zonas maquiadas, sugerindo que pode ser difícil manter níveis adequados de óleo na pele ao usar maquiagem.
"Para a saúde da pele, é melhor fazer exercícios com a maquiagem removida", afirmou o autor do trabalho, Dongsun Park, da Universidade Nacional de Educação da Coreia.
Tatiana Pronin
Jornalista e editora do site Doutor Jairo, cobre ciência e saúde há mais de 20 anos, com forte interesse em saúde mental e ciências do comportamento. Vive em NY e é membro da Association of Health Care Journalists. Twitter: @tatianapronin