Uma pergunta comum entre as pessoas que começam a treinar em busca de perda de peso é se fazer só musculação emagrece. Uma primeira resposta para essa dúvida é que o processo de emagrecimento é multifatorial. Ou seja, não depende apenas do treino em si, mas também da alimentação e do descanso.
Porém, sim, é possível dizer que a musculação emagrece ao auxiliar no processo, aumentando o gasto calórico durante os treinos. Além disso, um corpo com mais massa muscular também consome mais calorias, favorecendo a perda de peso.
Ainda que a musculação favoreça o emagrecimento, porém, conciliá-la com treinos aeróbicos, como caminhadas, corridas, danças, esportes com bola e natação, por exemplo, vai não somente aumentar o gasto calórico como com a saúde de forma geral.
Estudos já se propuseram a entender se fazer musculação emagrece. Um deles apontou que exercícios de resistência, como a musculação, a calistenia e exercícios com elástico, por exemplo, em combinação com um déficit calórico, ou seja, com uma dieta adequada, ajudam a queimar gordura e a reduzir o percentual de gordura corporal
Considerando o efeito semelhante na perda de gordura e peso e o efeito único na massa magra, o treinamento de resistência, em vez do exercício aeróbico sozinho, deve ser considerado em qualquer prescrição de perda de gordura multicomponente para indivíduos com sobrepeso/obesidade", diz um trecho do estudo
Outro estudo se propôs a analisar o efeito do treinamento resistido (como a musculação) em adultos saudáveis em relação ao percentual de gordura corporal, à massa gorda e à gordura visceral. Ele concluiu que "apenas o treinamento de resistência reduziu o percentual de gordura corporal, a massa de gordura corporal e a gordura visceral em adultos saudáveis".
Então, sim, pode-se dizer que fazer apenas musculação como atividade física rotineira ajuda no processo de emagrecimento. Porém, há um outro fator a se considerar: os exercícios aeróbicos, além de ajudarem no processo, são capazes de oferecer benefícios distintos.
O exercício aeróbico também ajuda a relaxar as paredes dos vasos sanguíneos, a baixar a pressão arterial, a queimar gordura corporal, a diminuir os níveis de açúcar no sangue, a reduzir a inflamação, a melhorar o humor e a aumentar o colesterol HDL 'bom'", destaca um artigo da Harvard Health Publishing.
Ainda segundo o artigo, combinado com a perda de peso, o exercício aeróbico também pode reduzir os níveis de colesterol LDL "ruins" e, a longo prazo, o exercício aeróbico reduz o risco de doenças cardíacas, derrame , diabetes tipo 2, câncer de mama e cólon, depressão e quedas.
É comum a dúvida: fazer cárdio antes ou depois da musculação? A resposta é: depende do objetivo. Se o foco principal com os treinos é a musculação, ela deve ser realizada primeiro e o exercício aeróbico entrar como complemento. O oposto também vale: se o seu foco é correr melhor, primeiro deve ser feito o treino de corrida.
A gente tem que sempre pensar entre o que é perfeito e o que é possível. No mundo perfeito, fazer os treinos em dias alternados é uma boa ideia. Por exemplo, segunda, quarta e sexta faz musculação e terça, quinta, sábado (ou domingo) faz corrida. Mas isso é no mundo perfeito. Eu prefiro considerar que é melhor fazer do que do que esperar o momento perfeito", fala Emídio Peres, profissional da educação física e pós-graduado em biomecânica e fisiologia do exercício.
Ele exemplifica que algumas pessoas só conseguem treinar em alguns dias da semana. Nesses casos em que o treino de corrida e de musculação são realizados no mesmo dia, vale a máxima de priorizar o exercício-foco (seja ele a corrida ou a musculação), realizando-o primeiro no dia.
"É só ajustar a intensidade de um e intensidade do outro. O volume de um, volume de outro", completa o especialsita. "É melhor fazer algo que seja no mesmo dia, tendo só que ajustar a intensidade, mesmo que não haja um ganho tão rápido".
Caso o foco seja principalmente a perda de peso, a ordem dos exercícios no dia não é tão relevante. É possível colher benefícios de déficit calórico tanto realizando primeiro o aeróbico no dia quanto a musculação. O mais importante é contar com a orientação de um profissional da educação física, que saberá orientar a realização dos exercícios de acordo com os seus objetivos e necessidades.
Fausto Fagioli Fonseca
Formado em jornalismo e pós-graduado em jornalismo esportivo, atua na área de esportes e saúde desde 2008. @faustoffonseca