A condição é caracterizada pela dor generalizada em todo o corpo e costuma afetar mais as mulheres
Redação Publicado em 21/01/2022, às 17h00
A fibromialgia é uma condição crônica que causa dor em todo o corpo. Além do desconforto generalizado, pessoas que sofrem com a condição também podem apresentar cansaço extremo (fadiga), rigidez muscular, problemas de memória e concentração, dificuldades para dormir e cefaleias.
A causa exata da doença ainda é desconhecida, mas acredita-se que esteja relacionada a níveis anormais de certos substâncias no cérebro e alterações na forma como o sistema nervoso central (cérebro, medula espinhal e nervos) processa mensagens de dor e as transporta por todo o corpo.
Apesar de ser uma condição muito mais comum em mulheres – afeta cerca de sete vezes mais elas do que os homens –, qualquer pessoa pode apresentar fibromialgia.
Mesmo que, atualmente, não exista cura, algumas mudanças no estilo de vida podem ajudar a conviver melhor com a doença e a aliviar alguns dos sintomas. Veja só:
Atividades aeróbicas são qualquer tipo de exercícios rítmicos de intensidade moderada que aumentam a frequência cardíaca e provocam uma respiração mais ofegante. Entre os exemplos estão caminhada, ciclismo e natação.
Pesquisas sugerem que aeróbicos devem ser incluídos na rotina de pessoas que sofrem com a fibromialgia, mesmo que não consigam completá-los em um alto nível de intensidade. Por exemplo, se correr for muito difícil, uma boa opção pode ser andar em um ritmo rápido.
Além disso, outros estudos já mostraram que exercícios desse tipo podem melhorar a qualidade de vida, aliviar a dor e aumentar a resistência, ajudando a pessoa a “funcionar” melhor nas atividades do dia a dia.
Exercícios de resistência e de fortalecimento são aqueles que se concentram no treinamento de força, como o levantamento de pesos.
Em casos de fibromialgia, esse tipo de atividade pode evitar a piora da rigidez muscular , da dor, diminuir a sensação de cansaço e melhorar o humor. Sem contar que ter mais força nos principais grupos musculares também pode facilitar a ação aeróbica.
Confira:
Indivíduos que sofrem com fibromialgia precisam separar um tempo para relaxar e praticar técnicas de relaxamento. Isso porque o estresse pode piorar os sintomas, além de aumentar as chances de um quadro depressivo.
Existem diversos métodos de relaxamento disponíveis, incluindo técnicas de respiração profunda e meditação. A terapia cognitivo-comportamental (TCC) também é uma boa opção para combater o estresse. De qualquer forma, tente encontrar tempo todos os dias para fazer algo que te relaxe.
Um dos sintomas da fibromialgia é a dificuldade de dormir. Para lidar melhor com isso, existem algumas dicas que podem ajudar:
Uma pessoa com fibromialgia vai, provavelmente, experimentar alguns dias melhores do que outros em relação à dor. Assim, é importante não se apressar, equilibrar os períodos de atividade com os de descanso, sem exagerar ou ultrapassar os seus próprios limites.
Evite exercícios ou atividades que forcem muito, pois podem piorar os sintomas. Acelerar as atividades em um nível que seja adequado para o seu limite em vez de tentar fazer o máximo possível em um curto espaço de tempo pode oferecer progressos constantes.
Fonte: National Health Service (NHS)
Veja também:
Beber chá pode evitar artrite reumatoide; confira os melhores
14 dicas para voltar a dormir rapidamente ao acordar no meio da noite
Dores nas articulações me impedem de ter vida sexual saudável; e agora?
Tenho muitas dores nas costas; o que posso fazer?