Doutor Jairo
Leia » Libido

"Ficante" diz que ficar sem sexo faz mal; isso é verdade?

É preciso entender o que está por trás do desânimo em fazer sexo - iStock
É preciso entender o que está por trás do desânimo em fazer sexo - iStock

Ando com muita preguiça de fazer sexo. Estou há alguns meses na seca e meu ficante reclama muito. Faz mal para saúde?

Essa pergunta merece pelo menos duas abordagens. A primeira questão é comportamental. Precisaríamos entender por que que você anda com tanta preguiça de fazer sexo. Será que você está atravessando um momento da vida mais complicado? Será que você está deprimida? Será que você está muito ansiosa,  estressada, preocupada... Será que o relacionamento de vocês está enfrentando algum problema e por isso você fica com preguiça de fazer sexo?

É preciso entender as motivações dessa preguiça para poder pensar em algumas possibilidades e respostas.

Existem questões físicas que também podem interferir na vontade de fazer sexo, como alterações hormonais, ou algum problema de saúde mais importante que acabe causando falta de libido ou cansaço excessivo.

Isso pode, realmente, impactar o relacionamento de vocês se a expectativa do seu companheiro é diferente da sua.

O segundo ponto – você questiona se faz mal para saúde ficar um tempo sem fazer sexo. A resposta é que depende. Algumas pessoas podem, em algumas fases da vida, optar por ficar sem sexo e isso não traz maiores prejuízos para a saúde delas.

Assim, é importante que você reflita sobre as causas dessa perda de interesse em sexo, porque isso, sem dúvida, pode melhorar o seu bem-estar e sua qualidade de vida de uma maneira geral.

Ficar sem sexo não vai causar prejuízos à saúde, mas se isso ocorre porque há alguma dificuldade emocional ou física, você pode perder a oportunidade de entender o que está acontecendo. E se seu parceiro não está satisfeito ou está chateado, é sinal de que as expectativas estão desencontradas.

Dr. Jairo Bouer

Dr. Jairo Bouer

Médico psiquiatra com formação na Faculdade de Medicina da USP (Universidade de São Paulo), biólogo pela UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), e mestre em evolução humana e comportamento pela University College London, além de palestrante e escritor. Twitter: @JairoBouerDr