Doutor Jairo
Leia » Dúvida

Ficar muito tempo sem ejacular faz mal?

Em média, os homens ejaculam de três a cinco mililitros (ml) de esperama por ejaculação - iStock
Em média, os homens ejaculam de três a cinco mililitros (ml) de esperama por ejaculação - iStock

Redação Publicado em 13/04/2022, às 18h00

“Doutor, ficar muito tempo sem ejacular pode trazer algum prejuízo para a saúde?”

A ejaculação é a eliminação do sêmen ou do esperma durante a masturbação ou relação sexual, sendo constituída por espermatozoides, fluido da próstata, vesículas seminais e glândulas bulbouretrais, além de uma grande variedade de substâncias, incluindo ácido cítrico, colesterol, muco e água.

Durante algumas fases da vida, os homens podem se masturbar ou fazer sexo com uma frequência menor (ou nula) e acabam se deparando com a dúvida: “Se eu ficar muito tempo sem liberar o sêmen, ou seja, sem ejacular, isso pode causar algum tipo de problema para a minha saúde?”

Há frequência ideal para o homem ejacular?

Embora nenhuma evidência diga que não ejacular cause sérios problemas de saúde, a ejaculação frequente pode reduzir o risco de câncer de próstata. Além disso, fazer sexo satisfatório também pode melhorar a saúde.

No entanto, apesar de tantos benefícios, não existe um número específico de vezes que um homem deve ejacular. A frequência média de ejaculação varia de acordo com muitos fatores, incluindo idade, saúde e status de relacionamento.

Confira:

De acordo com um Estudo de Exploração Sexual na América de 2015, o sexo e a ejaculação são mais frequentes entre os homens de 25 a 29 anos, com 68,9% relatando relações vaginais durante o último mês. O número cai ligeiramente para 63,2% entre os homens na faixa dos 30 anos e diminui a cada década de idade avançada.

Uma pesquisa publicada no Journal of Sexual Medicine descobriu que a masturbação era comum ao longo da vida de um homem. A masturbação individual foi mais comum do que o sexo durante a adolescência e naqueles com cerca de 70 anos. A masturbação em parceria foi mais alta entre os homens com idades entre 30 e 39 anos.

Em outras palavras...

A maioria das pesquisas sugere que a ejaculação frequente oferece vários benefícios à saúde, mas isso não quer dizer que todos os homens devam ejacular com frequência. Homens que preferem evitar sexo, assexuados e aqueles para os quais a ejaculação é dolorosa, por exemplo, podem achar que o desconforto da ejaculação supera quaisquer benefícios.

Além disso, não há um número certo de vezes que um homem deve ejacular. Embora a ejaculação frequente possa oferecer vários benefícios à saúde, nenhuma evidência prova que nunca ejacular ou fazê-lo com pouca frequência cause problemas de saúde específicos.

Veja também: