Redação Publicado em 28/09/2021, às 11h00
Você já reparou que alguns filmes podem nos inspirar a comer mais? Principalmente se o alimento em questão for algo “gostoso”, como bolachas ou salgadinhos. Pois bem, isso tem uma explicação!
De acordo com pesquisadores islandeses, assistir a filmes de inverno, como “Frozen”, pode fazer as pessoas ansiarem por comidas mais gordurosas. O estudo descobriu que adultos que assistiram a um vídeo de uma floresta com neve tinham uma preferência maior por alimentos calóricos do que aqueles que assistiram a um vídeo com tema de verão.
Por isso, os cientistas afirmam que imagens frias podem estimular um instinto evolutivo que os humanos desenvolveram para evitar a fome no inverno.
Muitos animais comem mais do que o necessário até o inverno, de modo que seu corpo possa sobreviver com menos refeições quando a caça é difícil. E, para fazer a comparação com os humanos, o estudo publicado na revista Food Quality and Preference, da equipe da Universidade de Reykjavik, pediu a centenas de participantes para assistir a um vídeo ou de uma floresta cheia de neve filmada no inverno, ou de uma floresta verdejante no verão.
O estudo foi então dividido em quatro partes:
Em um braço da pesquisa, os participantes preencheram 15 quebra-cabeças de palavras perdidas diferentes relacionados à comida. Aqueles que assistiram ao vídeo de inverno eram mais propensos a preencher os espaços em branco para fazer palavras relacionadas a alimentos de alto teor calórico.
Em outra parte, quem assistiu ao frio completou mais palavras ligadas à sobrevivência, como aguentar, sustentar e lutar, em comparação com quem assistiu à caminhada do verão.
Os pesquisadores disseram que essas duas etapas sugerem que as pessoas associam alimentos com alto teor calórico e sobrevivência a ambientes de inverno.
Na terceira etapa, os participantes assistiram aos vídeos e, em seguida, adivinharam o número de calorias em diferentes alimentos e disseram se gostariam de comê-los ou não.
Mulheres que assistiram a vídeos de inverno mostraram um “desejo por calorias”, enquanto mulheres que assistiram a vídeos de verão não mostraram preferência por um tipo de comida em relação a outro. Enquanto isso, os homens preferiram alimentos que consideravam mais calóricos, independentemente de terem sido expostos a estímulos de inverno ou verão.
E, em um quarto teste, os participantes completaram a tarefa de adivinhar as calorias e revelaram suas preferências alimentares depois de assistir a um vídeo de verão, inverno ou mesmo nenhum vídeo.
Esse estudo também confirmou que os vídeos de inverno levaram as pessoas a preferir comidas com mais calorias, um link que não foi detectado entre aqueles que assistiram ao de verão ou não assistiram a nenhum vídeo.
Os resultados sugerem que as pessoas desenvolveram uma resposta para protegê-los contra o período de escassez de alimentos. Os pesquisadores dizem que, embora não precisemos mais ganhar massa muscular durante os meses mais frios para sobreviver, nossos cérebros ainda precisam se recuperar.
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