Filtro solar: 5 fatos que você precisa conhecer para se proteger no Verão!

Saber utilizar o protetor de forma correta é importante para a saúde da pele

Milena Alvarez Publicado em 29/12/2022, às 09h00

O filtro solar evita o envelhecimento precoce da pele e o surgimento de rugas, manchas e até câncer - iStock

Antes de preocupar-se com uma rotina de cuidados com a pele que inclua produtos caros, o uso do filtro solar deve estar no topo da lista. Além de proteger a pele de queimaduras, o filtro solar é um creme antienvelhecimento extremamente eficaz, pois funciona como uma barreira contra os danos cumulativos dos raios ultravioletas (UV). O sol funciona como um acelerador do envelhecimento, provocando rugas, flacidez, manchas e, até mesmo, câncer. 

5 fatos para garantir a proteção

1. É preciso reaplicar o protetor 

Para garantir a sua eficácia, o protetor solar precisa ser aplicado cerca de 30 minutos antes da exposição ao sol, bem como ser espalhado de maneira homogênea. Além disso, o ideal é reaplicá-lo a cada duas horas ou após um mergulho ou episódio de suor intenso.

Conheça, aqui, algumas dicas para evitar o câncer de pele

2. Toda pele precisa de protetor

Pessoas de pele clara com sardas ou de pele clara com cabelo loiro precisam de uma proteção maior (FPS 50+). No caso daquelas com pele clara ou morena e cabelos castanhos, a indicação é FPS 30 ou 50. Por fim, quem tem a pele morena mais escura ou a pele negra precisa de uma proteção considerada eficiente (FPS 30). 

Confira:

3. Todo dia é dia de passar protetor

O protetor solar deve ser utilizado todos os dias, em qualquer período do ano – inclusive nos dias nublados – porque, independente da quantidade de nuvens no céu, a radiação dos raios ultravioletas (UV) existe. Além disso, para aquelas pessoas que moram ou que vão viajar para lugares mais altos, quanto maior a altitude, maior a exposição aos raios UV. 

4. Embaixo do guarda-sol também queima

Estudos já mostraram que o guarda-sol comum oferece, no máximo, um fator de proteção sete, deixando a pele sob risco de danos solares. Assim, o filtro solar deve ser usado mesmo por aquelas pessoas que passam o dia na sombra do guarda-sol. Vale lembrar ainda que, na praia, a areia ajuda a refletir os raios UV e, portanto, o guarda-sol até auxilia na proteção da claridade, mas não da incidência dos raios ultravioletas. 

5. Data de vencimento do filtro solar

Os ativos que compõem o filtro solar acabam se deteriorando com o passar do tempo e, consequentemente, a eficácia da proteção pode ser prejudicada. Além disso, caso a embalagem esteja aberta há muito tempo ou esteja armazenada em um local muito quente, ela pode estar contaminada por germes e bactérias, comprometendo a sua eficiência. 

Veja também:

pele proteção verão filtro solar

Leia também

Minha pele está cheia de estrias; o que fazer?


Como deixar a pele mais bonita? Veja 5 dicas simples!


Nutróloga ensina a fazer um suco para proteger a pele


Laser para pele é tudo igual? Dermatologista responde