Fumo passivo faz criança ir mais para o hospital

Quem fuma e tem filhos tem um motivo a mais para buscar ajuda para se livrar do hábito: um estudo mostra que crianças expostas à fumaça do cigarro têm um

Jairo Bouer Publicado em 08/09/2020, às 19h27 - Atualizado às 19h38

-

Quem fuma e tem filhos tem um motivo a mais para buscar ajuda para se livrar do hábito: um estudo mostra que crianças expostas à fumaça do cigarro têm um risco bem maior de precisar de internação quando levadas aos serviços de emergência. Além disso, tendem a passar por mais procedimentos médicos e a utilizar mais medicamentos durante a estada no hospital.

O estudo, conduzido pela Universidade de Cincinnati, comparou os atendimentos de 380 crianças expostas ao fumo passivo com os de 1.140 crianças não expostas. A análise levou em conta fatores como idade, sexo e etnia.

Os pesquisadores já sabiam que jovens expostos ao tabagismo tendem a ficar mais doentes. Mas eles observaram que, além disso, eles são 24 vezes mais propensos a ser internados após uma emergência médica. Em outras palavras, a gravidade dos sintomas é maior para eles, em comparação com quem não convive com fumantes.

O contato com a fumaça do cigarro também faz com que essas crianças sejam quase oito vezes mais propensas a passar pelo procedimento de aspiração de vias aéreas (para eliminar secreções dos pulmões) e a receber corticoides durante as internações hospitalares. O número de testes laboratoriais, radiológicos e para diagnosticar infecções também foi significativamente mais alto para elas.

Mesmo entre crianças com asma, a diferença no número de procedimentos foi expressiva para aquelas expostas ao fumo passivo: elas apresentaram probabilidade 27 vezes maior de receber corticoides e 15 vezes maior de receber broncodilatadores (medicamentos utilizados nas crises de asma).

Os resultados serão publicados em outubro no periódico Pediatric Research.

saúde tabagismo asma bronquite cigarro fumo fumo passivo criança hospital emergência internação