Garoto que quer ter mais amigas deve se colocar no lugar dos outros

Jovens do sexo masculino que têm mais empatia atraem quase duas vezes mais garotas para seu círculo de amizades, diz estudo

Jairo Bouer Publicado em 14/10/2019, às 16h39 - Atualizado às 23h54

-

Um estudo australiano traz uma dica preciosa para adolescentes que gostariam de atrair mais garotas para seu círculo de amizade: exercite a empatia, ou seja, a capacidade de se colocar no lugar do outro. Isso mesmo: pesquisadores descobriram que garotos com essa característica conquistam quase duas vezes mais amizades do sexo oposto.

A equipe, da Universidade Católica Australiana, avaliou 1.970 estudantes com 15 ou 16 anos para chegar à conclusão.

O curioso é que o critério não valeu para ambos os sexos. Para as meninas, ter mais empatia não atraiu mais amigos – aparentemente porque os garotos não valorizam tanto essa qualidade.

De qualquer forma, tanto meninos quanto meninas que apresentavam mais empatia foram mais propensos a ter amigos mais solidários, que estavam ao lado eles quando mais precisavam. Isso significa que quando as pessoas têm consideração pelo que os amigos sentem, eles acabam recebendo a mesma atenção em troca.

Os autores observam que ter amigos é fundamental em qualquer idade, mas especialmente importante na adolescência, pois ajuda no desenvolvimento de habilidades interpessoais e no aprendizado. Além disso, está associado a menores taxas de depressão.

Se os resultados podem ser úteis para os jovens, eles também podem servir de recado para os pais. Estimular a empatia das crianças é algo que pode ter impacto positivo para o resto da vida delas.

comportamento amizade empatia início