Doutor Jairo
Leia » Celebridade

Gretchen diz que sexo na maturidade “é o melhor”; como manter a libido?

Após os 50 anos, grande parte das mulheres acaba tendo uma queda do desejo sexual - Reprodução / Instagram
Após os 50 anos, grande parte das mulheres acaba tendo uma queda do desejo sexual - Reprodução / Instagram

Redação Publicado em 25/06/2021, às 17h00

Em entrevista à revista Ela, do jornal O Globo, publicada nesta sexta-feira (25), Gretchen garantiu que o sexo só melhora com a maturidade. A cantora de 61 anos casou-se pela sexta vez, em setembro do ano passado, com o músico Esdras de Souza, de 48 anos, e declarou que a idade ajuda na hora da relação sexual: 

"É o melhor que existe. É quando a mulher mais aproveita por ter como dizer o que e como gosta. Não sente mais vergonha nem tem de dar satisfação para ninguém", disse. 

Confira:

Como manter a libido após uma certa idade?

Principalmente depois dos 50 anos, quando grande parte das mulheres experiencia a menopausa, pode haver uma queda no desejo sexual. Isso ocorre devido à diminuição dos hormônios femininos que são produzidos e liberados pelos ovários. Na menopausa, os ovários entram em falência, deixam de fabricar esses hormônios e, portanto, é preciso pensar em alternativas para facilitar e melhorar a qualidade de vida das mulheres. 

Entre as opções que podem ajudar nesse momento, estão as mudanças de estilo de vida, atividade física regular, uma dieta mais saudável e, em algumas situações, a realização da reposição hormonal com supervisão médica. Nesses casos, podem ser usados tanto os hormônios sexuais femininos ou até microdoses de testosterona, o hormônio sexual masculino, que pode ter um impacto no desejo sexual. 

Além disso, como disse a atriz, conhecer o próprio corpo é superimportante! Conversar com o parceiro para explicar o que gosta ou ainda tentar coisas novas durante a relação também podem ser boas saídas para manter o desejo e aumentar o prazer.

Portanto, existem diversas oportunidades para aumentar a libido após a menopausa. É recomendável conversar com ginecologistas para que seja possível traçar a melhor estratégia de tratamento.

Veja também: